O Presente capitulo relata a história de
grandes fundadores da tradição reformada,são fundadores das tradições
protestantes e suas modificações.Lutero e Zuínglio foram os
principais,precedido por Calvino ,herdeiro da reforma de Zuínglio e Filipe
Melanchthon,que teve importante papel na
reforma Luterana,ele moderou a teologia de Lutero em diversos pontos,suscitou
diversas controvérsias dentre as igrejas Luteranas.
Estas controvérsias levaram à formula de
concórdia(1577)durante o século XVI.O Grego e a Filosofia eram as áreas de
interesses acadêmicos de Melanchthon,porém logo sucumbiu a Lutero e voltou-se
para estudos Bíblicos e teológicos,ele possuía vasta bagagem humanística.
Os dons de Melanchthon o fizeram grande
sistematizador da teologia Luterana...como grande pensador sistemático ele
publicou a obra Loci com munesrerum theologicarum(temas teológicos
básicos),este livro teve grande sucesso.
Em edições posteriores houveram
mudanças,um espírito diferente,a ponto das igrejas Luteranas se
dividirem.Melanchthon relata que há muitas coisas que à partir de uma ótica
puramente humana,pode-se admirar em Sócrates,Zeno,e cato,ele está profundamente
convencido da MS mudanças significativas com radical descontinuidade entre
razão e revelação, entre a criatura
humana caída e os propósitos de Deus,e entre a criação como ela existe agora e
a redenção. A Teologia Luterana até a fórmula
de concórdia a obra Loci de 1555 veremos uma extensa exposição sobre
Deus,Trindade e a criação.O Ponto onde o espírito difere do Loci mais recente
se torna mais aparente e na discussão do pecado de nosso estado caído e do
livre-arbítrio,ele faz distinção entre dois reinos em que se pode falar de
livre-arbítrio.O primeiro é a habilidade de decidir o que os membros exteriores
de uma pessoa farão,isto é,decidir suas ações.esta vontade ainda permanece na
humanidade decaída.
O Segundo reino é o que tem a ver com
nosso relacionamento com Deus e com a corrupção de nossa própria natureza.Aqui
nós não temos livre-arbítrio “pois não podemos em e por nós mesmo inflamar em
nossos corações uma crença firme em Deus.Assim,Melanchthon dizia que na
conversão existem três causas concomitantes:A palavra,O espírito,e a vontade
humana,isto é o que seus oponentes –e os oponentes do ínterim de Leipzig,que
será discutido, posteriormente -chamaram “Sinergismo”,significando que na
salvação,Deus e a criatura humana trabalham conjuntamente. Ele foi acusado de
abandonar sua posição anterior,mais Luterana,foi o da doutrina da Eucaristia,na
confissão de Augsburgo de 1530 que foi escrita por Melanchtohon,a presença real
do corpo e do sangue de Cristo no pão e no vinho e totalmente afirmada e a
visão oposta é rejeitada.
As tentativas de conciliação com outros
grupos protestantes o levaram a mudar o texto da confissão de
Augsburgo,apagando de seu artigo sobre a ceia ,a frase “verdadeiramente
presente”,e omitindo também a rejeição de pontos de vista opostos.Os textos
resultantes da confissão são normalmente chamadas de edições
variata(modificadas),ele foi o autor da confissão mas ela era um documento
oficial das igrejas Luteranas e portanto as edições variata,ao invés de produzirem
uma reaproximação com as igrejas reformadas,simplesmente resultaram em
controvérsias amargas dentro do meio luterano e num posterior endurecimento da
posição Luterana quanto à interpretação calvinista da ceia.A Liderança de
Melanchthon nas igrejas Luteranas fora
seriamente enfraquecida pela sua aceitação do ínterim de Leipzig.
Carlos V derrotara s protestantes no
campo de batalha e em 1548 impôs sobre eles um documento escrito por dois
católicos-Romanos e pelo luterano João
Agrícola,este documento conhecido como ínterim de Augsburgo devia reunir
católicos e protestantes numa base temporária,até que um concílio pudesse
decidir as questões em disputa.
O Ínterim de Augsburgo foi suavizado na
Saxônia e o documento resultante foi o ínterim de Leipzig.Não há dúvidas de que
o espírito de Melanchthon era muito diferente do de Lutero,pois este dava mais
ênfase à doutrina correta do que a unidade,e a tendência geral dos esforços de
Melanchtohon era na direção de enfatizar mais a unidade do que a total
concordância na doutrina.Por sua flexibilidade Melanchtohon perdeu sua posição
de liderança e,por conseguinte,deixou as igrejas Luteranas à mercê de
controvérsias amargas,que as dividiram e enfraqueceram,ate que algumas
concordância foi alcançada na fórmula de concórdia foi alcançada na fórmula de
concórdia,em 1577.Controvérsias dentro do campo Luterano.A Clara distinção
entre Luteranos e Filipistas ou Melanchthonistas resultam das diferenças entre
a Teologia de Lutero e a de Melanchtohon.A Controvérsia Antinomiana-“contra a
lei”,ela correu em três estágios,os dois primeiros giram em torno de João
Agrícola e envolveram Lutero e Melancthon,o ultimo estágio deve-se
dizer,começou em 1556 em um sínodo em Eisenach.João Agrícola foi um dos
primeiros companheiros de Lutero na Universidade de Witterbeng.O 1º estágio da
controvérsia irrompeu quando Agrícola atacou a obra de Melanchthon chamada
instruções para visitantes onde Melanchthon escreveu a pedido de Lutero e nela
ele sustentou ser necessário ajudar os crentes a entender melhor o que era
esperado deles concernente a vida moral.
Neste 1º estágio da controvérsia,a
questão era principalmente se o arrependimento segue a fé ou
vice-versa.Agrícola sustentou a 1ª e Melancthon a 2ª.O Que terminou em um
acordo porém 9 anos depois em 1537 Agrícola publicou uma série de teses nas
quais ele atacou Melanchthon e Lutero
sua posição se tornou em antinomianismo
explicito.de acordo com ele relata que arrependimento requer fé e a
fé pode vir apenas do ouvir o evangelho.Essa
posição resultou em refutamento por parte de Lutero em uma série de
teses,Agrícola levou o assunto ao
eleitor,depois se retratou porém Lutero não quis recebe-lo.
O terceiro estágio de controvérsia
antinomiana girou em torno do debate sobre os ensinos de gerge Major,nessa
controvérsia Nicolas Von Amsdont,afirma que
boas obras não eram em absoluto necessários para a salvação esta tese
foi assumida por André Paoch,eles rejeitaram “o terceiro uso da lei”como guia
para o cristão.A Posição antinomiana foi finalmente rejeitada em 1577 pela
fórmula de concórdia.O principal propósito dessa fórmula foi pôr um fim à
divisão entre Luteranos e Filipistas rigorosos.
A Controvérsia de Osiander girou em torno
do ensino de Andreh osiander ele publicou a obra disputa sobre a justificação que viva a ser a causa do único mediador Jesus cristo e a
justificação pela fé.A refutação mais consistente de Osiander para de Matias
Flacio foi considerado como melhor teólogo Luterano da 2ª geração ,Flacio diz que a conexão entre
redenção e justificação é muito mais próxima da que Osiander admite,de acordo
com Flacio,Deus nos justifica,não por causa do verbo eterno em nós,mas por
causa da obediência de Cristo.Em Explicação posterior,a fórmula afirma que Deus
perdoa nossos pecados “puramente por sua graça”,sem obras,mérito ou dignidade
anterior,presente,subsequente.
A Controvérsia da Adiaphora ,ela ilustra
a natureza do conflito entre os
Filipistas e os Luteranos rigorosos.Confundir o essencial com a Adiaphora e
insistir em todos os detalhes desta,é negar a liberdade cristã,e pode levar de volta à justificação
por obras.
Melanchthon replicou na distinção entre o essencial
e a Adiaphora.Ficou decidido que cada igreja pode decidir por si mesma,desde
que o fraco não seja escandalizado.A Controvérsia de major pode ser vista como
um episódio subsequente na disputa Adiaphorista.major afirmou que as boas obras
são necessárias para salvação,bem como para retê-la. A Controvérsia sinergesta
foi um outro episódio do corrente debate entre os Filipistas e os Luteranos
rigorosos,ela se direciona de modo natural do assunto da participação da
vontade na conversão para a questão do pecado original,pois se a vontade está
de alguma forma limitada,este é resultado do pecado original.
A controvérsia eucarística teve como pano
de fundo a discordância entre Lutero e Zuínglio acerca da presença de cristo na
ceia do Senhor.
Finalmente deve se mencionar a controvérsia a respeito
da predestinação,eles abordaram de dois modos diferentes,e que estas abordagens
diferentes poderiam levar à sérias controvérsias.A Fórmula da concórdia foi bem
sucedida em estabelecer uma clara linha de demarcação entre o luteranismo e o
calvinismo,e em unir a maioria dos corpos luteranos.Foi um preço necessário a
ser pago em prol do segundo,a a Fórmula pode receber o crédito de colocar um
fim a um período quando “a paixão demonstrada e a adoração das fórmulas
relembrou os piores períodos das batalhas dogmáticas sobre o território
Bizantino”.
Praticamente completa em 1577-algumas
revisões menores feitas durante os próximos três anos,especialmente no prefácio
-a Fórmula foi publicada oficialmente em 1580.Foi logo assinada por 8.188 teólogos e
ministros,bem como por 51 príncipes e lordes menores,em 35 cidades.Publicada
junto com os credos dos Apóstolos,Niceno e de Atanásio,e com a confissão de
Augsburgo e com um número de outros documentos luteranos básicos,ela se tornou
conhecida como o Livro da Concórdia,e
por quatros séculos foi um dos principais elementos unificadores dentro da
confissão Luterana.
Resumo
Curso de teologia
Jorge Nobrega
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