No século III d.C, no dia 27 de setembro na Arábia, nascem os gêmeos Cosme e Damião. Culto bastante difundido no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia, onde se realizam concorridos festejos populares no dia a eles consagrado. Filhos de família cristã em Jesus Cristo, ao crescerem, foram estudar na Síria, passando a praticá-la em Egéia, Cilícia, Ásia menor. Onde se tornaram médicos, quando receberam apelido de “Anargiros”, que significa: inimigos do dinheiro, pois, não cobravam nada pelo trabalho na medicina. Ficaram muito conhecidos e por isso, muitos vinham ouvir suas pregações falando de Jesus Cristo.
Segundo a enciclopédia Novo Século, p. 612; os médicos, mencionados, foram martirizados por volta de 303. Patronos dos médicos e farmacêuticos. Próximo ao Fórum romano existe uma basílica , consagrada por Félix IV em 525-530, propagando-se desde então o culto por toda a Europa Central.
Comemoração: 27 de setembro na Igreja Católica Brasileira; 27 de outubro na Ortodoxa.
Resumo sobre Diocleciano, o imperador romano inimigo dos cristãos:
A Última, a mais sistemática e a mais terrível de todas as perseguições, deu-se no governo de Diocleciano e seus sucessores de 303 a 310. Em uma série de editos determinou-se que todos os exemplares da Bíblia fossem queimados. Ao mesmo tempo ordenou-se que todos os templos construídos em todo o império durante meio século de aparente calma, fossem destruídos.
Além disso, exigiu-se que todos renunciassem ao Cristianismo e à fé. Aqueles que o não fizessem, perderiam a cidadania romana, e ficariam sem a aprovação da lei.
Em alguns lugares os cristãos eram encerrados nos templos, e depois ateavam-lhe fogo, com todos os membros no seu interior. Consta que o imperador acima citado, erigiu um monumento com esta inscrição: “Em honra ao extermínio da superstição cristã”. Esse foi o homem que perseguiu os cristãos.
Localizando Cosme e Damião na cidade de Egéia, mandou seu representante de nome Líseas ir àquela cidade e prender os gêmeos, quando então foram muito torturados.
O ódio do imperador Romano contra os gêmeos, não era por seus serviços gratuitos da medicina, mas porque eram cristãos fiéis e não aceitaram adorar a ídolos feitos pelas mãos de homens. Antes de morrer, o homem forte do império, Líseas mandou Cosme e Damião adorarem e se ajoelharem diante de imagens. Cristãos fiéis ao Senhor Jesus Cristo, preferiram a morte (confira em Ex 20:4,5; Sl ll5:l-8).
Morreram por não se ajoelharem em 283, cortando-lhe a cabeça. Será que você dobraria o seu joelho? Será que você morreria pelo Senhor Jesus Cristo, assim como Ele morreu por você?
No Brasil, já em 1530, a Igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, teve Cosme e Damião como padroeiros. 0 sincretismo religioso africano-brasileiro representa-os como os orixás sudaneses Ibeijis, amigos das crianças e das festas, danças e iguarias. Tornou-se assim tradicional o costume de oferecer balas e doces no dia dos santos gêmeos, chamados popularmente Santo Dois-Dois. No “caruru dos meninos”, em sua homenagem, não se cortam todos os quiabos em picadinho. Sete quiabos ficam inteiros. E no prato de quem cair um desses quiabos inteiros, a pessoa terá obrigação de mandar rezar no ano seguinte uma missa a São Cosme e Damião. Outro pormenor curioso deste rito culinário: o alimento sagrado terá de ser servido em pratos e talheres pequenos.
No Rio Grande do Sul, os Ibeijis são denominados Beijes.
E no Rio de Janeiro, nos candomblés, aparecem sempre acompanhados de um terceiro personagem: Dom Um, irmãozinho de Dois-Dois, por isso mesmo representado nas imagens em tamanho bastante pequenos.
Não adianta pedir a Cosme e Damião ou a outros deuses feitos pela mão de homens como vimos anteriormente. Muitos dizem que não tem a ver, comer doces de Cosme e Damião porque eles foram bons e gostavam de ajudar os outros.
Aqueles que fazem distribuições de doces no mês de setembro em especial no dia 27, o fazem porque cumprem promessa para buscar alguma coisa dos chamados “Santos” (cerimonial feito em terreiro de macumba, centro espírita ou em altares dentro de casa).
Ao comerem esses doces, você está apoiando e concordando com esses cerimoniais diabólicos. Que comunhão tem a luz com as trevas?
Em I Co l0:l9-2l, nos diz a palavra:
“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrifício é alguma coisa?
Antes, digo; Que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes como os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; Não pois ser participante da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.
Será que você irá permitir que seu filho coma um doce sacrificado a demônios permitindo que os mesmos tomem posse de suas vidas?
Não COMAM e não deixe que suas crianças comam.
Meu objetivo é ENSINAR e não ENGANAR.
Cosme e Damião foram homens de Deus, porém os homens fizeram estátuas para serem adorados. Não adoraras outros deuses. Essas estátuas são Demônios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário