Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

terça-feira, 5 de junho de 2018

O QUE SIGNIFICA QUE DEUS PROVÊ?



Existem mais de 169 versículos da Bíblia que se referem às formas em que Deus provê para nós. Filipenses 4:19 diz simplesmente: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." Enquanto os caçadores de prosperidade talvez continuem esperando que dinheiro ou bens cheguem milagrosamente, devemos dar uma olhada mais de perto no que Deus deseja fornecer para nós.

Como qualquer bom pai ou mãe, Deus nunca nos daria algo para nos prejudicar. A Sua intenção é a de nos ajudar a crescer em Cristo para que nos tornemos sal e luz do mundo (Mateus 5:13-14). Deus não quer que a gente o enxergue apenas como uma fonte celestial de meros bens materiais. Adquirir coisas não é o objetivo fundamental desta vida (Lucas 12:15).

Deus diferencia entre nossas necessidades e nossos desejos porque Ele sabe que onde o nosso tesouro está, o nosso coração também se encontra (Mateus 6:21). Ele quer que a gente saiba que este mundo não é a nossa casa permanente e que parte do que precisamos é mudar o nosso foco para a vida eterna enquanto ainda vivemos aqui.

Deus está interessado em cada parte de nosso ser: espírito, alma e corpo. Assim como as facetas do seu caráter são infinitas, as formas que usa para prover pra nós vão muito além do que possamos pedir ou imaginar (Efésios 3:20). Podemos confiar que sua bondade, orientação e cuidados vão fazer mais por nós do que poderíamos conseguir por conta própria.

Deus nos fornece uma maneira de desenvolver uma relação obediente e íntima com Ele para que possamos ter e encorajar outros a viverem uma qualidade de vida que exemplifique "Salmo 23". Aqueles cujo pastor é o Senhor podem dizer: "nada me faltará" (Salmo 23:1).

Na Oração do Senhor, Jesus ensina seus discípulos a pedirem pela provisão diária, e a nossa dependência em Deus é afirmada cada vez que oramos: "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" (Mateus 6:11). Em Mateus 6:24-25, Jesus diz aos seus discípulos que não se preocupem com comida ou roupa.

O Pai conhece as nossas necessidades. Ele deseja uma relação de aliança conosco, e isso envolve buscar primeiro o seu reino e a sua justiça e confiar que Ele vai atender às nossas necessidades diárias (Mateus 6:33).

Salmo 84:11 declara que Deus "não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade." Este versículo traz um lembrete de que temos uma parte a cumprir para que a provisão de Deus seja concretizada em nossas vidas. Temos que andar em retidão.

Tiago 4: 3 é uma resposta às nossas perguntas sobre por que as orações às vezes ficam sem resposta: "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres." Deus vê o coração e as motivações por trás das nossas orações são importantes para Ele.

Muitas passagens sobre a provisão de Deus se relacionam com a nossa necessidade de alimentos e roupas e as necessidades diárias e físicas da vida. Outras referem-se às necessidades da nossa alma e espírito, o nosso homem interior. O Senhor nos proporciona paz (João 14:27), conforto (2 Coríntios 1:4) e "poder, amor e equilíbrio" (2 Timóteo 1:7). Na verdade, Ele "nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1: 3). Em qualquer estado físico que nos encontremos, podemos estar contentes no Senhor (Filipenses 4:12).

Passagens como Gálatas 1:15 e Jeremias 1:5 nos dão uma garantia de que o amor e a orientação de Deus começaram antes mesmo da concepção. Que dádiva poder saber que Deus tem estado envolvido em nossas vidas desde o início! Seu amor por nós é englobado por seu desejo para o nosso bem maior. Ele é verdadeiramente Jeová-Jiré, o Senhor Proverá.

A provisão de Deus estende-se a sua relação contínua com toda a sua criação, que é profundamente dependente dEle (Salmo 104:21). Muitas vezes deixamos de dar valor à chuva que cai, o sol que vem todas as manhãs, os ventos refrescantes que sopram, e as marés que limpam nossas costas e revigoram a vida em nossos oceanos vastos. Mas todas estas coisas são vigiadas pelo nosso amoroso Deus em Sua constante provisão por nós.

Nenhum comentário: