Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quarta-feira, 22 de junho de 2011

doutrina da alma a luz da biblía

A doutrina da tricotomia

Introdução: neste comentário vamos falar sobre a doutrina da tricotomia, e vamos falar a luz da Bíblia, mostrando o homem por partes, corpo alma e espírito. 1º tessalonicenses cp: 5 v 23.

1ª parte:

ALMA
1- Aqui vamos comentar segundo as escrituras sagradas não segundo a ciência da antropologia.
A Bíblia trás o termo alma para o ser humano completo e também para o ser espiritual do homem ou a alma também chamada de espírito.

O Termo alma representa o hebraico nephesh, que em muitas outras passagens se traduz por “vida” ou criatura.
Usa-se esse vocábulo a respeito dum ser vivo (Gn cp17v 14; Nm cp9v13, etc.); e dos animais, como criaturas (Gn cp2v19, 9.15, etc.); e da alma como substancia distinta do corpo (Gn 35.18); da vida animal (Gn 2.7; note-se a aparente identificação com o sangue, Lv cp17v14; e Dt cp 12v23); da alma como sede dos afetos, sensações e paixões, sendo suscetível de angústia (Gn cp 42v21), de aflição (Lv cp16v29), de desanimo (Nm cp 21v5), de desejo (Dt cp14v26), de aborrecimento (SI 107 v 18); e sendo, também, capaz de comunicação com Deus. Como vinda Dele (Ez 18.4). Desejando-O (SI 42v1, Is cp 26v9), regozijando-se Nele (SI 35v9; Is cp 61v10), confiando Nele (Sl 57v1), adorando-O (SI 86v4, 104v1), mas pecando contra Deus e fazendo mal a si própria (Jr. cp 44v7; Ez cp18v4; Mq cp 6v7).

No Novo Testamento é o termo “alma’ a tradução do grego “psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por “vida”. Usa-se acerca do homem individual (At. cp 2 v41; Rm cp13 v1: 1 Pe cp3v20); da vida animal sensitiva, com as suas paixões e desejos, distinguindo-se do Corpo (Mt cp10v28) e do espírito (Lc cp1v46; 1 Ts cp5v23; Hb cp 4v12).
A alma é suscetível de perder-se (Mt cp16v26); de ser salva (Hb cp10v39; Tg cp1v21); e de existir depois da separação do corpo (Mt cp10v28; Ap cp6v9; cp20v4).


2 - O termo alma deriva do latim anima o termo também aparece no grego como pneuma, que é traduzido do hebraico nephesh, que siguinifica respirar.
Vamos nos prender no termo alma porque ele tem um triplo sentido na Bíblia, ou seja, um termo polissêmico uma hora ela está falando do homem completo como um todo, Ezequiel cp: 18 v 20 e outra ela esta falando espírito ou fôlego Genesis cp: 2 v 7.
O termo também aparece como parte vital da vida chamada sangue Levitico cp: 17 v 10 ao 15.
Em todas estas passagens Bíblicas a palavra alma é empregada como termo variado isto se da porque ela se prende ao texto,e dependendo do texto ela muda o seu sentido.

Com o começo da criação dos seres viventes por Deus, ele cria os animais como alma viventes Gênesis cp: 1 v 20 ao 24.
Aqui neste texto a palavra alma é empregada para os animais que Deus criou isto é como um ser que vive.
A palavra alma aparece como fôlego ou espírito dados aos animais Gênesis cp: 6 v 17,Gênesis cp: 7 v 15 e o v 21 e 22, Levitico cp: 11 v 10.
Aqui em todas estas passagens os animais recebem o termo alma.

Em Gênesis também vemos o homem criado por Deus como alma vivente, Gênesis cp:2 v 7, neste capítulo nós vemos que Deus, primeiro cria o homem do pó da terra com forma, porem sem a vida. Percebemos que aqui nesta passagem a parte alma sopro ou espírito é soprado aqui dentro das narinas de Adão, e ele tornou-se um ser vivente.
Fica evidente aqui a união da tricotomia isto é corpo e espírito e alma.

Quando o homem morre estas partes se separa Mateus cp: 10 v 28, Tiago cp: 2 v 26, Lucas cp:16 v 19 ao 31.
Em Eclesiastes cp:3 v 19 ao 20, Salomão escreve que não ha. Diferença em um ser vive animal e homem, pois todos os dois possuem alma ou espírito, sendo apenas diferenciados quando olhamos na criação do homem, onde ali a Bíblia diz que Deus sopra sobre a Adão o fôlego de vida.
E Adão ao ser criado é criado imagem e semelhança de Deus Gênesis cp:1 v 27.

E por isto que Adão ao ser advertido por Deus para não comer da arvore da ciência do bem e do mal porque ele morreria,isto é Deus iria voltar o corpo dele ao pó,e recolher o espírito a parti imaterial ,Gênesis cp:2 v 16 e 17. Eclesiastes cp: 12 v 7.

3 - Agora vamos ver na Bíblia a onde à palavra alma ou espírito aparece como sangue ou força vital da vida, Gênesis cp: 9 v 4 ao 6.
Aqui nos vemos Deus proibindo o homem derramar o sangue de outro ser humano, isto é tirando lhe a vida, e também proibindo o homem de comer a carne dos animais com sangue ATOS cp: 15 v 19 e 20.
Com a lei do levirato isto é, as leis cerimoniais dadas por Deus a Moises no monte Sinai tornou-se tão séria que aquele que quebrasse receberia a pena de morte, Levitico cp:17 v 10 ao 15.


4- Vamos agora ver as passagens Bíblicas, a onde a palavra alma é empregada para pessoas que já ressuscitaram e já tomaram um corpo glorioso isto é um corpo espiritual, apocalipse cp: 6 v 9 ao 11,apocalipse cp:20 v 4 ao 6.

Em outra passagem Bíblica encontramos o caso de alma que ressuscitaram, evangelho de são Mateus cp: 27 v 52 e 53.
Ao estudarmos a passagem do evangelho de são Lucas cp: 9 v 28 ao 36.vemos Moises e Elias falando com Jesus, aqui eles aparecem principalmente no versículo 30 e 31 com formas gloriosas isto é em corpos espirituais.

O apostolo Paulo falando da doutrina da ressurreição dos corpos dos santos salvos, são pessoas que ressuscitaram em formas espirituais e gloriosas,1º aos coríntios cp:15 v 42 ao 45. E também são João cp: 20 v 15 aos 17 e versículo 19.

Em outra passagem da Bíblia no livro das revelações de João, o apostolo é elevado ao céu em espírito para receber as revelações de Jesus e escrever o apocalipse, aqui vemos que não foi o seu corpo elevado ao céu, mais sim o seu espírito isto é a sua alma, apocalipse cp: 4 v 1 ao 3.



A palavra de Deus aponta-nos a alma como composta de três partes, são elas: a mente, à vontade e a emoção. Estas três faculdades constituem a personalidade humana. A alma é a sede da nossa personalidade, é o nosso “EU”. É por esse motivo que a Bíblia, em alguns textos, chama o homem de “alma”. A alma concentra as principais características do homem, tais como: amor, idéias, pensamentos, etc.

a) Função da Vontade:

Buscar - 1Cr cp22v19 “Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus”. Buscar é uma função da vontade e ela está na alma.

Recusar - Jó cp6v7 “Aquilo que a minha alma recusava tocar”. Recusar é uma função da vontade.

Escolher - Jó cp7v15 “pelo que a minha alma escolheria, antes, ser estrangulada; antes, a morte do que esta tortura”. Escolher também é uma função da vontade.

À luz dos textos citados, concluímos que a vontade é uma das funções da alma.

A vontade é o instrumento para nossas decisões e indisposições. Sem a existência da vontade seriamos semelhantes a um robô. O pecar ou não pecador está relacionado à vontade.

b) Função da Emoção:
A emoção é extremamente importante, ela traz “cor” à vida humana, no entanto, jamais podemos nos deixar guiar por ela. As emoções se manifestam de muitas formas, entre elas: amor, ódio, alegria, tristeza, pesar, saudade, desejo, etc.

Alguns exemplos de emoções:
Amor – 1Sm 18v1 “... e Jônatas o amou como à sua própria alma”. (ver também: Ct cp1v7 e Sl 42v1) O amor é algo que surge em nossas almas e isso confirma que dentro da alma existe uma função como a emoção.

Ódio – 2 Sm cp5v8 “Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece”. (ver também: Ez cp36v5) Expressões como: menosprezo, aborrecimento, desprezo, etc. significam ódio e, vemos que procedem da alma.

Alegria – Is cp61v10 “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus”. Sl 86v4 “Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, eleva a minha alma”. A alegria, segundo os textos citados é uma emoção da alma.

c) Função da Mente:

Os textos de Romanos e Provérbios sugerem que a alma necessita de conhecimento.
Conhecimento - Rm 12. Cp1. 2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Pv cp2v10 “Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma”. Conforme os textos, Conhecimento é uma função da mente, logo, a mente é uma função da alma.

Saber – Sl 139v14 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”. Saber é uma função da mente, e, portanto, também da alma.

Lembrar – Lm cp3v20 “Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim”. O texto de Lamentações afirma claramente que a alma pode se lembrar. A Lembrança é uma das funções da mente. Podemos afirmar que a mente é uma função da alma.

A mente é a função mais importante da alma. Se a nossa mente for obscurecida, jamais chegaremos ao pleno conhecimento da Verdade. A renovação da mente nos possibilita experimentar e entender a vontade de Deus, que é revelada em nosso espírito.

Os tópicos apresentados, com base na Bíblia, não deixam dúvidas quanto às funções da alma, são elas: mente vontade e emoção.

A Palavra de Deus nos mostra que aqueles que andam segundo os padrões da alma (vontade, mente e emoções) são chamados de carnais. Carnal não é exatamente aquele que anda na prática do pecado; pois, os que andam no pecado possivelmente ainda não nasceram (1JO cp3v9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”). Os cristãos que vivem segundo os padrões da alma tendem a seguir a função da alma que lhes é mais peculiar. Por exemplo:

a) Os emotivos usam as emoções como critério da vida espiritual. Se forem tomados por calafrios e fortes emoções conseguem fazer a Obra de Deus, mas, se as emoções acabam também o ânimo se esvai.

b) Padrões da Mente, estes recusam as emoções; até criticam os emotivos como sendo carnais. O que não percebem é que andar segundo a mente também é da alma. Os que andam segundo o padrão da mente tendem a ser extremamente críticos e naturais na Obra. Geralmente, não aceitam o sobrenatural e quere colocar o Espírito Santo nos seus padrões de mente.

c) Empolgados pela Vontade (oba-oba) é a características de alguns crentes. Sempre dispostos a iniciar alguma atividade, porém, em pouco tempo o “fogo se apaga”, não são dotados de perseverança. E até afirmam: “Se não tenho vontade, não preciso orar, ler a Bíblia e jejuar, afinal, Deus não quer sacrifício”. Tem aparência de piedosos, mas se trata apenas de desculpas da carne para não servir a Deus.

Se o nosso andar é segundo a alma, invariavelmente cairemos em um dos três pontos expostos acima ou em todos eles. Lembre-se: “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Rm cp8v8

Concluirmos que a nossa alma é ruim não é correto. O Erro é andarmos confiados em sua capacidade de pensar, entender e sentir. Os que andam segundo a alma não andam por fé.

Devemos transformá-la e este processo de transformação dura à vida inteira. Como transformar a alma? Renovando a mente!

A mente é a primeira função da alma, se a mudamos, o reflexo da transformação envolve toda a nossa vida. E a única forma de mudar a nossa mente e conformando-a com a Palavra de Deus. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm cp12v2).

Sou eu mesmo quem me transformo na medida em que me encho com a Palavra de Deus.
2º parte

O ESPÍRITO
1- A palavra “espírito” no Antigo Testamento é, com duas exceções, uma tradução do termo hebraico ruach, que também tem a sua significação literal de “vento” (Gn cp8v1, etc.), sendo em muitas passagens traduzido por “sopro”, com aplicação ao ar respirado (Jó cp17v1; Is cp2v22) e à frase “fôlego de vida” (Gn cp6v17; cp 7v15; compare com Sl 104v29, e Ez cp37v8). Deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do principio vital, o principio da vida animal (anirna, psyché), quer se trate de homens ou de animais (“fôlego”, Ec cp3v19); de homens (Gn cp45v27; Nm cp16v22; Jó cp10v12; SI 104v29; Ec cp12v7; Is cp38v16; Is cp 57v16). Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou à alma racional (ano mus, pneuma). Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções; ele é altivo (Pv cp16v18), atribulado (1Sm cp1v15), humilde (Pv cp16v19); tornam-se nele subjetivas as graças divinas (Sl 51v10; Ez cp11v19; Ez cp36v26).

2-No Novo Testamento, o espírito (pneuma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pôr-se em comunhão com Deus, distingue-se do aos próprio caráter natural (psyché); veja-se especialmente 1Co cp 2v10 a 16. A Bíblia claramente faz supor a existência do espírito, separado do corpo depois ela morte (Lc cp24v37, 39; Hb cp12v23 ).

3-O homem em sua essência possui uma estrutura triúna, todos somos: espírito, alma e corpo. Em 1 Ts cp5v23 esta verdade é expressa de forma clara e inquestionável: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

4-Há uma grande confusão a respeito de Espírito e Alma, muitos afirmam que se trata da mesma coisa; mas, ao lermos Hb cp4v12 concluímos que são distintas entre si. Leia o texto: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Como servos de Deus precisamos conhecer alguns pontos fundamentais da fé, o objetivo deste estudo e mostrar de forma clara e inequívoca que possuímos uma dimensão tríplice: espírito, alma e corpo.

2- ESPÍRITO HUMANO
1- A nossa vida consiste em aprendermos a exercitar o nosso espírito humano recriado para contatar o Senhor e sermos por ele guiados. Tudo o que necessitamos para alcançarmos uma vida vitoriosa, plena e produtiva, já nos foi dado pelo Espírito Santo residem em nós.
E como o nosso desejo é crescer na presença de Deus, precisamos de revelação. Revelação é o conhecimento que é transmitido pelo Espírito Santo ao nosso espírito.
Há uma diferença considerável entre o conhecimento mental (intelectual) e o conhecimento espiritual. Observe como há tantos que estão nas igrejas, conhecem a Bíblia, mas, este conhecimento não os faz frutificar para a vida eterna. Isto ocorre, pois muitos conhecem a Bíblia apenas intelectualmente (a letra); desprovida da revelação.

2-Ao lermos as cartas de Paulo percebemos que a sua maior preocupação era a de que os crentes tivessem a revelação de Deus. A revelação transforma através da Palavra as pessoas e a fé se manifesta de forma espontânea, a unção de Deus é transbordante. Veja: Ef cp1v17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” e “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”. Fp cp1v9.

3-A revelação é ocorre primeiramente em nosso espírito. O Espírito Santo transmite uma verdade ao nosso espírito, e o nosso espírito para a nossa mente. A mente por si só não pode ter revelação de Deus; esta função é do nosso espírito. Muitos membros de igrejas estão vivendo apenas como homens naturais, não conseguem discernir as coisas do espírito, pois não sabem usar seu próprio espírito para discernir a verdade de Deus.
O Espírito Santo que habita em nós fala conosco. Se alguém nunca ouviu o Senhor no espírito, então provavelmente não se converteu, pois somos gerados pela Palavra de Deus, se Deus não falou, então não houve Palavra e, e o novo nascimento não ocorreu.

4-Mas, como posso perceber e ou ouvir o espírito? Entendemos que o nosso espírito é muitas vezes chamado de coração na Bíblia. No texto, Paulo explica que o coração é o espírito, ou pelo menos é o meio pelo qual ele é percebido. Quando a Bíblia faz referência ao coração, aponta para algo íntimo, das profundezas de nosso ser (comunhão, intuição e consciência).
Em Rm cp2v29 lemos: “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”.

Veja mais sobre o espírito humano:

a) Deus é Espírito – Jó cp4v24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Entende-se que, para que possamos ter contato com a matéria precisamos ser matéria, da mesma forma, para que possamos ter contato com Deus que é Espírito, precisamos ser um espírito também. Não ouvimos a voz de Deus com os nossos ouvidos físicos e tão poucos o veremos na carne. Mas, a Bíblia afirma que é possível conhecer a Deus e este contato é possível apenas através de nosso espírito.

b) Através do espírito, adquirimos conhecimento espiritual – 1co cp2v14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e “Não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

O conhecimento importante que há em nossa vida cristã é adquirido espiritualmente. Há no meio cristão muitos usando a mente para entender as coisas que só é possível discerni-las espiritualmente, em conseqüência lêem a Bíblia e não a entendem e sobre conclusões erradas edificam a vida.

c) O nascer de novo é no espírito – Jó cp3v6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.

O pecado de Adão produziu uma série de conseqüências que se estendeu a toda humanidade. Quando falamos da morte de Adão, não nos referimos à morte física, sim espiritual. O seu espírito morreu para o Eterno, esta morte se estendeu a todos os homens “naturais”. A morte espiritual não extinguiu o espírito, encontra-se morto, incapaz de estabelecer contato com o Criador. O Nascer de novo é o renascimento deste espírito para Deus.

d) Andar no espírito.

O Novo Testamento exorta-nos a andar no espírito e quando entendemos que aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Deus, numa união indissolúvel, necessitamos que o nosso espírito esteja vivo, pois é através dele que recebemos toda a direção que procede do Espírito de Deus. O nosso espírito é a parte do nosso ser que tem como função contatar a Deus.

A nossa vida consiste em sermos guiados pelo Espírito, se não consigo ouvir o que o Espírito Santo está dizendo como serei guiado?

Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, nos molda e nos guia a toda verdade; estas ações não são frutos de doutrinas teológicas, sim, revelação de Deus.

e) Somos espirituais – 1Co cp14v14 “Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera”.
Paulo afirma que: “se eu orar... “Então o meu espírito ora”. O apostolo mostra de forma clara que o “eu” e o “espírito” são a mesma coisa, concluímos que Paulo se via como um ser espiritual.
É evidente que não somos apenas espírito, somos também alma e corpo. Paulo ao escrever aos crentes de Roma afirma que é também matéria (corpo): Rm cp7v18 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne...”
A divisão que apresentamos tem como objetivo facilitar a compreensão. O homem é um ser constituído de três partes, a saber: espírito, alma e corpo.

O corpo que hoje possuímos é apenas a nossa morada terrestre, quando estivermos com o Senhor, nos céus, receberemos uma habitação celestial. Leia: 1co cp5v1, 2 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. “E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial”.
3 ° parte
O CORPO

Paulo ao escrever aos crentes de Roma afirma que é também matéria (corpo): Rm cp7v18 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne...”
A divisão que apresentamos tem como objetivo facilitar a compreensão. O homem é um ser constituído de três partes, a saber: espírito, alma e corpo.

O corpo que hoje possuímos é apenas a nossa morada terrestre, quando estivermos com o Senhor, nos céus, receberemos uma habitação celestial. Leia: 1co cp5v1, 2 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. “E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial”.


A Bíblia nos diz de forma clara que o nosso corpo é apenas a nossa casa terrestre. É o lugar onde moramos nesse mundo. A função básica do corpo é ter contato com o mundo físico.

Paulo escreve aos irmãos de Corinto e afirma:
“Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”. 2co cp5v1-4 O nosso corpo não tem conserto e nem salvação. Precisamos receber um novo corpo. No céu não teremos uma nova alma, mas, teremos um novo corpo. O nosso espírito foi regenerado e a nossa alma está sendo transforma e o nosso corpo será glorificado. Estes são os aspectos passados, presente e futuro da nossa salvação.

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