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SALMOS 37.5
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Bispos gays: quando a cultura é mais importante que a religião
A decisão dos luteranos episcopais evidencia a concepção de que a cultura está acima da religião divinamente revelada
Na semana passada, a Igreja Evangélica Luterana da América (ELCA) votou pela primeira vez em um homem abertamentehomossexualpara que se tornasse bispo. Durante vinte anos, R. Guy Erwin foi banido do ministério ordenado naELCA; em 2009, a Igreja Luterana levantou a proibição e ele foi ordenado. Agora, apenas quatro anos depois, o Sr. Erwin está prestes a se tornar o primeiro bispo luteranogay. Com mais de quatro milhões de membros em 10.000 congregações, a ELCA é a sétima maior igreja protestante do país, e a segunda depois da Igreja Episcopal a ordenar e promover "parcerias homossexuais". O fato de que as igrejas episcopais e luteranas tenham reconhecido os ministérios umas das outras, e que os ministros luteranos trabalhem regularmente em igrejas episcopais e vice-versa, significa que, em muitos aspectos, existe agora uma denominação protestante liberal que poderia ser chamada de a Igreja Luterana Episcopal dos EUA. Não é minha intenção brigar com os luteranos episcopais sobre a sua decisão. Também não pretendo argumentar sobre a moralidade do ato de sodomia. Qualquer ser humano com bom senso conhece os fatos sobre asexualidade humanae entende que a relação sexual entre dois homens não é o que Deus planejou. Deixando de lado tais debates, existe uma dificuldade mais profunda e preocupante na decisão de tolerar ahomossexualidade. Isso não tem nada a ver com a sexualidade humana, mas com os próprios princípios fundamentais da fé cristã e, de fato, da própriareligião. O luteranos episcopais não votaram simplesmente para "ser legais com as pessoashomossexuais". A razão pela qual os luteranos episcopais votaram a favor da homossexualidade é porque eles acreditam que a sua compreensão e seu ambiente cultural são mais importantes do que arevelaçãodivina. Eles não são ignorantes, pois sabem que a Bíblia condena ocomportamento homossexual. Eles entendem que praticamente todas asreligiões, em todos os momentos e em todos os lugares, condenaram a prática dahomossexualidade. E, no entanto, nada disso importou; em vez disso, eles demonstraram acreditar que o cristianismo pode e deve ser adaptado aocontexto culturalàs necessidades pastorais do momento. Eles realmente acreditam que a suaculturae sua compreensão são superiores a tudo o que já aconteceu antes. Existem duas categorias básicas na igreja cristã hoje: aqueles que acreditam que a fé cristã é umaconstrução culturalque deve se adaptar e se transformar de acordo com as necessidades culturais e pastorais de cada sociedade, e aqueles que acreditam quea fé cristã é revelada por Deus e que, em vez do cristianismo se conformar com o mundo, o mundo deve estar de acordo com o cristianismo. O luteranos episcopais seguem a primeira concepção. Portanto, o que estamos testemunhando na decisão luterana episcopal não é simplesmente uma apologia dahomossexualidade. Isto é apenas um sintoma da doença. A decisão de ordenar o Sr. Erwin como um bispo luterano é simplesmente a consequência de uma posição filosófica mais fundamental – de que areligiãodeve estar em conformidade com o mundo. Por que isso é importante? Porque uma escolha muito fundamental tem de ser feita. Alguém acredita que afé cristãé uma construção humana, que pode ser adaptada de acordo com qualquer vento de mudança nasociedade? Alguém acredita que areligiãoé um acidente histórico – uma instituição feita pelo homem, que simplesmente tem uma função prática necessária no mundo? Se for sim, então acredita-se que toda a religião cristã foi criada apenas por pessoas. Se ela foi feita por pessoas, para começar, então ela pode ser alterada pelas pessoas sempre que tais pessoas desejarem. Será que ninguém vê que isso significa amorte da própria religião? Porque, se areligiãonão é mais do que uma construção humana, então areligiãorealmente não é mais que uma ilusão humana. Se areligiãoé uma construção humana, então ela não é mais importante do que qualquer outra instituição nobre. Se a religiãonão é mais do que uma construção humana, ela não é mais importante do que os escoteiros, o Rotary Club ou a Cruz Vermelha. A alternativa é acreditar quea fé cristã é revelada pelo próprio Deus, através de seu filho Jesus Cristo encarnado, e que Jesus Cristo, o Filho de Deus, fundou a sua Igreja sobre o apóstolo Pedro e seus sucessores; e que, até hoje, aIgreja, através o poder do Espírito Santo, fala a verdade ao mundo e administra os sacramentos da salvação para alcançar e redimir toda a raça humana. A primeira opção não pode realmente ser chamada dereligião. É um artifício humano. É uma máscara religiosa que os seres humanos usam. A segunda opção continuará sendo a igreja de Jesus Cristo. Como tal, continuará sendo sacramento de salvação – ou pedra de tropeço, para aqueles que simplesmente desejam se conformar com o mundo.
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