Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Será Deus um Gênio da Lâmpada?



Dificuldades, problemas, desafios! Enfrentamos isso todos os dias, alguns mais, outros menos, cada um tentando superar a sua própria maneira as frustrações da vida. Para o cristão, Deus é a força que lhe dá motivos para superar estes desafios, no entanto, muitos apesar de terem um “relacionamento” com Deus, não vêem seus problemas superados, envolvidos por uma série de acontecimentos trágicos, parecem não ter soluções para seus dilemas, será que Deus não está ouvindo suas orações? 

Meus amados, um erro trágico para alguns cristãos é “montar” um tipo de relação espiritualcomo se a mesma não fosse vivida, também, pela outra parte da relação, ou seja, Deus. Talvez, pela “falta” de um contato “cara-a-cara”, pensamos ser suficiente um relacionamento onde Deus é, apenas, um mero ouvinte, agente passivo de nossas causas, aquele senhor barbudo sentado num trono de ouro criado por nossa imaginação, certo? Puro engano!

Nada melhor do que olhar na bíblia. Vemos nela que homens como AbraãoMoisésDaviElias, dentre tantos outros, não eram ouvidos por Deus por suas próprias vontades, antes, por sua capacidade em OUVIR e ATENDER aquilo que Deus desejava que fizessem. A vontade desses homens era a conseqüência de suas capacidades em atender o chamado de Deus. Milagres, sinais e grandes feitos não eram por acaso, eles foram o resultado de pessoas que tiveram um coração submisso à vontade do Pai, aqueles, porém, que tomaram atitudes diferentes, Saul, por exemplo, experimentaram frustrações e tragédias. Significa então que ter um relacionamento com Deus implica em abrir mão de suas vontades? DEPENDE! Deus não quer anular sua personalidade, caráter, aspirações, ele quer CORRIGÍ-LAS. Deus não quer amputar sua liberdade, mas deseja que você a use para o que for melhor e não contrarie o que ele criou para ser perfeito! Deus quer mostrar a você que para alcançar seus desejos, PRIMEIRO, é preciso conhecer o que ele tem planejado para a vida do ser humano. Isto significa que muito dos seus ideais, podem não ser o ideal de Deus, e só após conhecê-los você será capaz de sonhar e desejar coisas que serão “automaticamente” aprovadas por Deus. Viver fora desse ideal é uma opção, porém, como viver fora disso e ao mesmo tempo esperar o apoio dele? Não seria melhor primeiro ouvir a voz de Deus e acreditar que ele tem o melhor para sua vida, ao invés de provar o “gostinho” de tomar decisões erradas? 

Deus não impõe um caminho, ele dá opções, nós é que negamos estas opções para atender apenas o que desejamos, recorrendo a Deus apenas quando somos frustrados naquilo que queremos, porém, Deus não é um gênio da lâmpada que atende a desejos inconseqüentes. Ele tem prazer em dar aos seus filhos tudo quanto lhe pedem, mas isso implica em conhecer e, entender, seus propósitos, para que seus desejos se tornem o fruto desse conhecimento. Caso contrário, fazer pedidos à Deus não o transformará num gênio da lâmpada, você é quem será frustrado ao perceber que Deus não se submete a uma relação de trocas, mas de amor, compreensão, reconhecimento, submissão, pelo que ele É!

 Deus não se revela numa relação de conveniências construídas por você, mas nos simples momentos em que terás a capacidade de reconhecê-lo sobre os teus caminhos e perceber quão erradas foram suas tentativas de agir por conta própria... 
 
Que Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário: