Recentemente, foi divulgado pelo jornal Irish Times, uma pesquisa mostrando que mais de 20% dos católicos irlandeses não acreditam na ressurreição de Jesus nem que Deus criou o universo, e que 7% dos católicos sequer acreditam em Deus.
Agora, o Centro de Estudos Cristãos Theos, da Inglaterra, publicou os resultados de um estudo semelhante realizado pela empresa ComRes, que fez duas pesquisas. Foram entrevistadas 3.000 pessoas e comparou-se os resultados com a Pesquisa de Atitudes Sociais Britânicas, de 2008.
Embora a maioria das pessoas do Reino Unido mostre ter alguma forma de crença religiosa, surpreende o fato de que mesmo os ateus e pessoas que nunca frequentam cultos religiosos também se identificam como cristãos.
Pouco mais de 9% das pessoas que afirmam ser ateus continuam ligados à Igreja oficial da Inglaterra, a Episcopal Anglicana, principal denominação evangélica do país. Cerca de 1% entre as que disseram não acreditar em Deus se consideram católicas. Curiosamente, 6% dos ateus dizem fazer uma oração pelo menos uma vez por ano e 17% dizem ler a Bíblia. A maioria dos ateus (46%) afirma acreditar que “Os seres humanos são como outros animais, mas são particularmente complexos e essa complexidade dá valor e sentido à vida humana”.
A Igreja da Inglaterra tem vivido uma crise nos últimos anos por conta do crescimento do movimento neoateista no país, liderado por Richard Dawkins, e, ao mesmo tempo, vê o crescimento sem precedentes do islamismo no país. Traduzido de The Tablet e Theos Think Tank.
Nenhum comentário:
Postar um comentário