Promotores Federais belgas se preparam para apresentar acusações, incluindo os de fraude e extorsão, contra a Igreja da Cientologia considerando-a como uma “organização criminal”, segundo informa a imprensa local.
Os Promotores estão investigando acusações de extorsão econômica aos membros da Igreja, e o uso ilegal da “pseudomedicina” e a recolha de dados que infringem as leis de privacidade do país. Igualmente considera-se ilegal sua política de recrutamento de membros e voluntários que viola as leis trabalhistas rígidas na Bélgica.
O movimento da Cientologia, cujo mais famoso seguidor é o ator Tom Cruise, está sob investigação na Bélgica há 15 anos sem ser acusado formalmente. Embora a Cientologia seja considerada uma religião nos Estados Unidos, Itália e Espanha, não é reconhecida como tal em outros países como França, Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha, onde ela é suspeita de ser uma seita perigosa.
Cerca de 500 pessoas pertencem à Igreja da Cientologia da Bélgica, que está presente no país desde 1974. Ali tem sua sede do escritório europeu para “assuntos públicos e os direitos humanos”, uma organização ativa que oferece cursos e exposições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário