Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 16 de dezembro de 2012

SATANALOGIA - A DOUTRINA DE SATANÁS

HOJE VAMOS ESTUDAR A PARTE QUATRO QUE FALA SOBRE - A NATUREZA DE SATANÁS,E VAMOS ATÉ A PARTE SEIS QUE FALA SOBRE,OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS.

VAMOS ESTUDAR COM ORAÇÃO PEDINDO AO SENHOR DEUS QUE ABRA NOSSA MENTE ESPIRITUAL E NOS CONCEDA DISCERNIMENTO.

IV-A NATUREZA DE SATANÁS

SATANÁS É:

Ele é uma criatura, e pertencia à ordem angelical dos querubins;

 Ele é um ser espiritual ;

Ele era a mais exaltada das criaturas angelicais.

Bom vamos ao estudo!

 Seu caráter
  • Ele é uma criatura, e pertencia à ordem angelical dos querubins - (Ezequiel 28:14 - Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas).
  • Ele é um ser espiritual - (Efésios 6:11,12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes).
  • Ele era a mais exaltada das criaturas angelicais - (Ezequiel 28:12 - Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura).
B.    Traços de sua personalidade
  • Ele é homicida, mentiroso - (João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).
  • Ele é um pecador contumaz - (1 João 3:8 - Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo).
  • Ele é um acusador - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite).
  • Ele é um adversário - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O  vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar).
C.    Sua limitações
  • Ele é uma criatura e, portanto, não é nem onisciente nem infinito.
  • Sua ação pode ser resistida pelo crente - (Tiago 4:7 - Sujeita-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós).
  • Deus impõe limites a ele - (Jó 1:12 - Disse o Senhor a Satanás: Muito bem, tudo o que ele tem está no teu poder, mas somente contra ele não estendas a mão. Então Satanás saiu da presença do Senhor).
V - O ESTADO ORIGINAL E A QUEDA DE SATANÁS
  • Os privilégios de Satanás - (Ezequiel 28:11 ao 15 - Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro; no dia que em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti).
  • O pecado de Satanás - (Isaias 14:12 ao 20 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão. Considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava voltar soltos para suas casa? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um no seu túmulo. Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados à espada, como os que descem às pedras da cova, como o cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura, pois destruíste a tua terra e mataste o teu povo. A descendência dos malignos não será nomeada para sempre).
  • A punição de Satanás - (Ezequiel 28:16 ao 19 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplendor. Por terra te lancei, diante de reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível e não mais existirás).
VI - OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS
  • Expulso de sua posição original no céu - (Ezequiel 28:16 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas).
  • Julgamento pronunciado no éden - (Gênesis 3:14 e 15 - Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar).
  • Julgado na Cruz - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). 
  • Expulso dos Céus na metade da tribulação - (Apocalipse 12:13 - Quando o dragão se viu lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão).
  • Preso no abismo no início do milênio - (Apocalipse 20:2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos). 
Lançado ao lago de fogo ao fim do milênio - (Apocalipse 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre,onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre).

Nenhum comentário: