Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os Livros da Bíblia - Estudo Biblico


A Bíblia toda tem 66 livros, escritos por pessoas que viveram nas épocas mais diversas e de costumes diferentes, desconhecendo, muitas vezes, umas às outras, mas todas inspiradas por Deus, seguindo a sua orientação, apresentando a revelação gradativa de Deus aos homens. Deus não anulou as características pessoais de cada escritor, não aniquilou o coeficiente pessoal de cada um deles. Usou cada escritor com sua própria personalidade, para, por meio deles, transmitir o seu recado aos homens. Os livros da Bíblia se dividem em livros do Velho Testamento e do Novo Testamento.
 
Velho TestamentoDos 66 livros da Bíblia, 39 compõe o Velho Testamento. Mais de 1000 anos se passaram até que o Velho Testamento fosse todo escrito. É chamado Velho Testamento por incluir o primeiro concerto ou pacto que Deus fez com os homens. Os livros do Velho Testamento são divididos em: 1-Livros da Lei; 2-Livros Históricos; 3-Livros Poéticos; e 4-Livros Proféticos.
Os Livros da Lei também formam o Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, narrando a criação - o começo de tudo, a escolha de um povo, sua escravidão e libertação, peregrinação no deserto, a Lei dada por Deus, a organização do culto, o censo do povo, a repetição da Lei, até a morte do grande líder Moisés.
 
Os Livros Históricos narram a história do povo de Israel. No de Josué estão os acontecimentos no período da liderança do sucessor de Moisés. A seguir, vêm os Juízes, cuja história está no livro do mesmo nome. O livro de Rute é uma história linda, mostrando um aspecto da vida e da situação da época. Os feitos do grande juíz, profeta e sacerdote Samuel, estão nos dois livros com o seu nome. A seguir o povo decide ser governado por rei, ser uma monarquia, e vem a história do período dos Reis nos dois livros com o mesmo nome. Os livros das Crônicas narram os acontecimentos cronologicamente, repetindo algo da narrativa dos livros dos Reis. Esdras e Neemias são dois líderes que se interessam pelo povo e contribuem para a sua volta do cativeiro. O livro de Ester mostra um aspecto do cativeiro do povo.
 
Os Livros Poéticos apresentam a poesia hebraica. O de Jó aborda o problema do sofrimento. No livro dos Salmos temos o hinário do povo, sendo que muitos são da autoria de Davi, um dos grandes reis daquele tempo. O livro dos Provérbios agrupa os provérbios de Salomão, filho de Davi, afamado pela sua sabedoria. O livro de Eclesiastes ou da Sabedoria é também atribuído a Salomão. Os Cantares ou Cânticos, em linguagem simples e sem qualquer malícia para a época, narram o idílio de dois noivos, como alegoria da felicidade conjugal, da fidelidade que Deus espera do seu povo e, profeticamente, da relação de Cristo com o seu povo.
 
Os Livros Proféticos são divididos em Maiores e Menores. São as profecias de homens escolhidos por Deus, para em Seu Nome falarem ao povo, anunciando a Sua vontade e contendo o elemento da predição do futuro. Os Maiores são 4: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Após o livro de Jeremias, temos o das Lamentações de Jeremias. Os profetas menores são 12: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Os ensinos dos profetas e a mensagm de Deus que apresentam., ainda que dados principalmente para a época contemporânea dos mesmos contêm lições profundas para todos os tempos.

Nenhum comentário: