Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Se o Pai não o trouxer

Jesus disse "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44). Muitos se referem a este versículo num esforço para apoiar uma doutrina feita pelo homem que diz que somente aqueles que o Senhor "chama" de algum modo místico podem ser salvos. Eles dizem que este chamado é algum tipo de operação direta do Espírito. O Calvinismo ensina que o homem é totalmente passivo e não pode fazer nada até que Deus o cutuque com alguma unção especial, desse modo capacitando-o a crer. Tal idéia é estranha às Escrituras.
Nosso Senhor traz, sim, pessoas para ele, e ninguém pode vir ao Senhor fora do poder de Deus para trazer. Mas isto não é questão de Deus eleger para salvar alguns de nós e condenar outros de nós arbitrariamente. Pondere: Deus quer que todos sejam salvos, e a razão porque alguns são perdidos não é que Deus os escolheu incondicionalmente para o serem.
Para quem Deus deseja salvação?
A boa nova é que Deus não deseja que ninguém se perca. Ninguém! Deus  é "... longânimo para convosco, não querendo que nenhum   pereça" (2 Pedro 3:9). Deus é compassivo (Mateus 9:36; Salmo 86:15). Deus é justo (Romanos 3:24-26). Deus é pesaroso porque muitos são perdidos (Ezequiel 18:23,31-32; veja Mateus 23:37). Sugerir que os homens não podem responder ao evangelho de Deus sem uma unção especial ou chamado que Deus lhes dê, e que ele não dê a todos os outros, faz de Deus o responsável pelos que se perdem serem perdidos. Mas isso não se ajusta à descrição bíblica do caráter e natureza de Deus.
Deus fez a salvação disponível para todos. A salvação está disponível para todos os homens, não somente uns poucos selecionados. Jesus morreu por todos (Hebreus 2:9; João 3:16). Deus quer que todos venham a conhecer a verdade (1 Timóteo 2:4). O convite está aberto a todos, 24 horas por dia. Não há tal coisa como "esperar o chamado de Deus" (Mateus 11:28-30; Apocalipse 22:17). Ele já emitiu seu chamado, e foi para todo o mundo. Qualquer um de nós pode decidir responder a ele, ou não.
Como Deus traz pessoas a si?
O conceito da afirmação de Jesus explica como Deus traz homens e mulheres a si. Não há nada místico sobre isso. O versículo seguinte no contexto (João 6:45) revela como Deus traz homens a si. "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim." Observe as palavras "ensinados" e "todo aquele" (todos trazidos do mesmo modo, sendo ensinados) e "ouvido" e "aprendido" e "vem". Estas não são palavras místicas. Elas são palavras comuns, de todo o dia, que são usadas para descrever como é que as pessoas são trazidas a Cristo.
O que é ensinado, ouvido e aprendido? O meio pelo qual Deus "chama" ou "traz" todos os homens é o evangelho. "... para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 2:14). Não há unção especial, mística do Espírito Santo, mas antes, o Espírito Santo chama os homens através do evangelho; e é o evangelho que é o poder (Romanos 1:16).
Deus traz o povo a si através do ensinamento do evangelho. A pregação do evangelho é o poder de Deus, sua força atrativa, para salvar (1 Coríntios 1:18-21). Portanto, todas as pessoas, quando ouvem o evangelho, a qualquer momento, têm capacidade para responder ao chamado do evangelho de Deus. Elas também têm capacidade para rejeitá-lo (Atos 13:45-48).
Os pecadores são salvos pela graça de Deus quando respondem em fiel obediência ao evangelho que os traz a Deus (Mateus 7:21). Deus está sempre pronto para que os homens se arrependam e obedeçam (Atos 17:30). São aqueles que deste modo fizerem que Deus predestinou para a salvação (1 Tessalonicenses 5:9). Este é um conceito importante a reconhecer. Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. Se obedecemos ao evangelho, somos batizados "em Cristo" (Romanos 6:3-4). Deus predestinou todos aqueles "em Cristo" para sermos abençoados "... com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Mas cabe a nós obedecer ou não.
Como ser levado ao Filho de Deus e ser salvo?
Não há muitos modos de ser levado a Deus. De fato, há somente um caminho para vir ao Pai (João 14:6). Não se pode ir ao céu através de Jesus sem obedecê-lo (Hebreus 5:9). Aqueles que tentam entrar de outro modo são contados como ladrões e assaltantes e não terão sucesso (João 10:1)
Como se responde ao chamado de Deus? É importante para você saber isto porque Deus o está chamando. Você respondeu? Se não, vai responder? Você apelará a ele? Pois todo aquele que apelar pelo nome do Senhor será salvo (Atos 2:21). As pessoas que ouviram isto queriam saber como fazer isso (Atos 2:37). Foi-lhes dito "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38). Os homens precisam crer e obedecer (Marcos 16:16). A fé salvadora é viva, não é morta, e se prova pela obediência ao evangelho. O evangelho é o chamado de Deus a nós, pelo qual somos levados a ele. Nossa fé obediente precisa ser a resposta que damos ao seu chamado.
-por Jon W. Quinn

Nenhum comentário: