Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 12 de abril de 2015

UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO


     O Presente capitulo relata a história de grandes fundadores da tradição reformada,são fundadores das tradições protestantes e suas modificações.Lutero e Zuínglio foram os principais,precedido por Calvino ,herdeiro da reforma de Zuínglio e Filipe Melanchthon,que teve  importante papel na reforma Luterana,ele moderou a teologia de Lutero em diversos pontos,suscitou diversas controvérsias dentre as igrejas Luteranas.

      Estas controvérsias levaram à formula de concórdia(1577)durante o século XVI.O Grego e a Filosofia eram as áreas de interesses acadêmicos de Melanchthon,porém logo sucumbiu a Lutero e voltou-se para estudos Bíblicos e teológicos,ele possuía vasta bagagem humanística.

      Os dons de Melanchthon o fizeram grande sistematizador da teologia Luterana...como grande pensador sistemático ele publicou a obra Loci com munesrerum theologicarum(temas teológicos básicos),este livro teve grande sucesso.

      Em edições posteriores houveram mudanças,um espírito diferente,a ponto das igrejas Luteranas se dividirem.Melanchthon relata que há muitas coisas que à partir de uma ótica puramente humana,pode-se admirar em Sócrates,Zeno,e cato,ele está profundamente convencido da MS mudanças significativas com radical descontinuidade entre razão e  revelação, entre a criatura humana caída e os propósitos de Deus,e entre a criação como ela existe agora e a redenção. A Teologia Luterana  até a fórmula de concórdia a obra Loci de 1555 veremos uma extensa exposição sobre Deus,Trindade e a criação.O Ponto onde o espírito difere do Loci mais recente se torna mais aparente e na discussão do pecado de nosso estado caído e do livre-arbítrio,ele faz distinção entre dois reinos em que se pode falar de livre-arbítrio.O primeiro é a habilidade de decidir o que os membros exteriores de uma pessoa farão,isto é,decidir suas ações.esta vontade ainda permanece na humanidade decaída.
     O Segundo reino é o que tem a ver com nosso relacionamento com Deus e com a corrupção de nossa própria natureza.Aqui nós não temos livre-arbítrio “pois não podemos em e por nós mesmo inflamar em nossos corações uma crença firme em Deus.Assim,Melanchthon dizia que na conversão existem três causas concomitantes:A palavra,O espírito,e a vontade humana,isto é o que seus oponentes –e os oponentes do ínterim de Leipzig,que será discutido, posteriormente -chamaram “Sinergismo”,significando que na salvação,Deus e a criatura humana trabalham conjuntamente. Ele foi acusado de abandonar sua posição anterior,mais Luterana,foi o da doutrina da Eucaristia,na confissão de Augsburgo de 1530 que foi escrita por Melanchtohon,a presença real do corpo e do sangue de Cristo no pão e no vinho e totalmente afirmada e a visão oposta é rejeitada.
      As tentativas de conciliação com outros grupos protestantes o levaram a mudar o texto da confissão de Augsburgo,apagando de seu artigo sobre a ceia ,a frase “verdadeiramente presente”,e omitindo também a rejeição de pontos de vista opostos.Os textos resultantes da confissão são normalmente chamadas de edições variata(modificadas),ele foi o autor da confissão mas ela era um documento oficial das igrejas Luteranas e portanto as edições variata,ao invés de produzirem uma reaproximação com as igrejas reformadas,simplesmente resultaram em controvérsias amargas dentro do meio luterano e num posterior endurecimento da posição Luterana quanto à interpretação calvinista da ceia.A Liderança de Melanchthon  nas igrejas Luteranas fora seriamente enfraquecida pela sua aceitação do ínterim de Leipzig.
      Carlos V derrotara s protestantes no campo de batalha e em 1548 impôs sobre eles um documento escrito por dois católicos-Romanos  e pelo luterano João Agrícola,este documento conhecido como ínterim de Augsburgo devia reunir católicos e protestantes numa base temporária,até que um concílio pudesse decidir as questões em disputa. 
      O Ínterim de Augsburgo foi suavizado na Saxônia e o documento resultante foi o ínterim de Leipzig.Não há dúvidas de que o espírito de Melanchthon era muito diferente do de Lutero,pois este dava mais ênfase à doutrina correta do que a unidade,e a tendência geral dos esforços de Melanchtohon era na direção de enfatizar mais a unidade do que a total concordância na doutrina.Por sua flexibilidade Melanchtohon perdeu sua posição de liderança e,por conseguinte,deixou as igrejas Luteranas à mercê de controvérsias amargas,que as dividiram e enfraqueceram,ate que algumas concordância foi alcançada na fórmula de concórdia foi alcançada na fórmula de concórdia,em 1577.Controvérsias dentro do campo Luterano.A Clara distinção entre Luteranos e Filipistas ou Melanchthonistas resultam das diferenças entre a Teologia de Lutero e a de Melanchtohon.A Controvérsia Antinomiana-“contra a lei”,ela correu em três estágios,os dois primeiros giram em torno de João Agrícola e envolveram Lutero e Melancthon,o ultimo estágio deve-se dizer,começou em 1556 em um sínodo em Eisenach.João Agrícola foi um dos primeiros companheiros de Lutero na Universidade de Witterbeng.O 1º estágio da controvérsia irrompeu quando Agrícola atacou a obra de Melanchthon chamada instruções para visitantes onde Melanchthon escreveu a pedido de Lutero e nela ele sustentou ser necessário ajudar os crentes a entender melhor o que era esperado deles concernente a vida moral.
      Neste 1º estágio da controvérsia,a questão era principalmente se o arrependimento segue a fé ou vice-versa.Agrícola sustentou a 1ª e Melancthon a 2ª.O Que terminou em um acordo porém 9 anos depois em 1537 Agrícola publicou uma série de teses nas quais ele atacou  Melanchthon e Lutero sua posição se tornou em antinomianismo  explicito.de acordo com ele relata que arrependimento requer fé e a fé  pode vir apenas do ouvir o evangelho.Essa posição resultou em refutamento por parte de Lutero em uma série de teses,Agrícola levou o  assunto ao eleitor,depois se retratou porém Lutero não quis recebe-lo.
      O terceiro estágio de controvérsia antinomiana girou em torno do debate sobre os ensinos de gerge Major,nessa controvérsia Nicolas Von Amsdont,afirma que  boas obras não eram em absoluto necessários para a salvação esta tese foi assumida por André Paoch,eles rejeitaram “o terceiro uso da lei”como guia para o cristão.A Posição antinomiana foi finalmente rejeitada em 1577 pela fórmula de concórdia.O principal propósito dessa fórmula foi pôr um fim à divisão entre Luteranos e Filipistas rigorosos.
      A Controvérsia de Osiander girou em torno do ensino de Andreh osiander ele publicou a obra disputa sobre  a justificação que viva a ser  a causa do único mediador Jesus cristo e a justificação pela fé.A refutação mais consistente de Osiander para de Matias Flacio foi considerado como melhor teólogo Luterano  da 2ª geração ,Flacio diz que a conexão entre redenção e justificação é muito mais próxima da que Osiander admite,de acordo com Flacio,Deus nos justifica,não por causa do verbo eterno em nós,mas por causa da obediência de Cristo.Em Explicação posterior,a fórmula afirma que Deus perdoa nossos pecados “puramente por sua graça”,sem obras,mérito ou dignidade anterior,presente,subsequente.
      A Controvérsia da Adiaphora ,ela ilustra a natureza do conflito  entre os Filipistas e os Luteranos rigorosos.Confundir o essencial com a Adiaphora e insistir em todos os detalhes desta,é negar a liberdade  cristã,e pode levar de volta à justificação por obras. 
Melanchthon        replicou na distinção entre o essencial e a Adiaphora.Ficou decidido que cada igreja pode decidir por si mesma,desde que o fraco não seja escandalizado.A Controvérsia de major pode ser vista como um episódio subsequente na disputa Adiaphorista.major afirmou que as boas obras são necessárias para salvação,bem como para retê-la. A Controvérsia sinergesta foi um outro episódio do corrente debate entre os Filipistas e os Luteranos rigorosos,ela se direciona de modo natural do assunto da participação da vontade na conversão para a questão do pecado original,pois se a vontade está de alguma forma limitada,este é resultado do pecado original.
      A controvérsia eucarística teve como pano de fundo a discordância entre Lutero e Zuínglio acerca da presença de cristo na ceia do Senhor.
      Finalmente  deve se mencionar a controvérsia a respeito da predestinação,eles abordaram de dois modos diferentes,e que estas abordagens diferentes poderiam levar à sérias controvérsias.A Fórmula da concórdia foi bem sucedida em estabelecer uma clara linha de demarcação entre o luteranismo e o calvinismo,e em unir a maioria dos corpos luteranos.Foi um preço necessário a ser pago em prol do segundo,a a Fórmula pode receber o crédito de colocar um fim a um período quando “a paixão demonstrada e a adoração das fórmulas relembrou os piores períodos das batalhas dogmáticas sobre o território Bizantino”.
      Praticamente completa em 1577-algumas revisões menores feitas durante os próximos três anos,especialmente no prefácio -a Fórmula foi publicada oficialmente em 1580.Foi  logo assinada por 8.188 teólogos e ministros,bem como por 51 príncipes e lordes menores,em 35 cidades.Publicada junto com os credos dos Apóstolos,Niceno e de Atanásio,e com a confissão de Augsburgo e com um número de outros documentos luteranos básicos,ela se tornou conhecida como o Livro da  Concórdia,e por quatros séculos foi um dos principais elementos unificadores dentro da confissão Luterana.     

Resumo
Curso de teologia
Jorge Nobrega  


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