Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CONFIRA ALGUNS FILMES POLÊMICOS SOBRE RELIGIÃO

A arte é uma das principais ferramentas para informar e instigar a sociedade, formar discussões relevantes e mostrar que nada pode ser inquestionável. Para gerar essas discussões de forma saudável a equipe do Cinema a Dois montou uma lista de 5 longas com temáticas religiosas que geraram muita polêmica na época de suas estreias. Confira abaixo nossos escolhidos:

Dogma

‘Dogma’ é um comedia dirigida por Kevin Smith, e um elenco estrelado com Ben AffleckMatt DamonAlan Rickman. O longa conta a história de dois anjos que foram expulsos do céu mas querem voltar de qualquer jeito, quando eles descobrem uma forma o mundo todo passa a estar em perigo, pois isso provaria que Deus é falível. A principal intenção do filme é criticar com um certo humor negro, a forma com que as pessoas se apegam a símbolos religiosos.

A Vida de Brian

Dirigido por Terry Jones o filme também é uma comedia que conta a vida do pobre Brian, que quando menos espera é considerado santo, ele conquista uma legião de seguidores, passa por algumas confusões e termina crucificado por Pôncio Pilatos, mas tudo é uma grande engano pois Brian não passa de um ser humano comum. A intenção do longa não é contar a história de Jesus de forma diferente, nem questionar a santidade do próprio, mas sim criticar a grande existência de falsos profetas que se aproveitam da fé alheia para benefício próprio.

Habemus Papam

O que acontece quando um padre é eleito Papa e decidi não aceitar a oferta? É exatamente esse cenário que a comedia dramática dirigida por Nanni Moretti recria. O conclave do Vaticano escolhe o cardeal Melville para ser o próximo Papa, mas Melville não quer aceitar, por medo de não suportar o peso dessa responsabilidade. O longa tem a intenção de humanizar o líder supremo da igreja católica e seus companheiros do vaticano, além de ter sido meio profético já que estreou um ano antes do Papa Bento XVI renunciar ao cargo.

Jesus Camp

O documentário indicado ao Oscar, dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady, acompanha o acampamento cristão para crianças, organizado pela associação Kids on Fire, que tem como tarefa treinar os “soldados de Deus” para recuperar, em nome de Cristo, os EUA. O documentário discute o fanatismo pregado para essas crianças, que podem a vir se tornar parte do governo, e ainda defende a ideia de que política e religião deveriam ser duas coisas distintas.

Luz de Inverno

O drama dirigido por Ingmar Bergman é Sueco e conta a história de um pescador que entra em desespero ao ver nos jornais que a China possuía uma bomba atômica e resolve ir buscar conforto na igreja, só que ao chegar lá descobre que e o pastor Tomas Ericsson está passando por uma forte crise de fé. O longa discute de onde vem o conceito de fé e de que maneira ela blinda o ser humano de seus temores, além de deixar a mensagem de que fé é completamente diferente de religião.

Nenhum comentário: