Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Desabamento de prédio destrói templo centenário da Igreja Luterana em SP

O templo da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo, inaugurado em 1908, teve grande parte de sua estrutura destruída na madrugada da última terça-feira, 01 de maio, quando o prédio vizinho desabou após um incêndio de grandes proporções.
O edifício, assim como o templo, eram tombados como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. O primeiro estava ocupado irregularmente por integrantes de movimentos populares, e o segundo vinha em fase final de restauração da parte interna, incluindo vitrais.
“Praticamente sobrou o altar e a torre da igreja. Uma parte da história de São Paulo se foi”, afirmou o pastor Frederico Carlos, da Igreja Evangélica Luterana, em entrevista à TV Globo. Os escombros do edifício de 26 andares derrubaram o teto e uma das paredes laterais.
De acordo com informações do G1, o templo luterano é o primeiro em estilo arquitetônico neogótico construído em São Paulo, e os vitrais eram da oficina do mesmo vitralista do Mercadão e do Teatro Municipal. Além disso, o local também possuía um órgão de tubos alemão centenário.
“Todo o telhado da igreja foi comprometido, o forro de madeira original de 1908, a parede direita com vitrais que foram confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil. Foram preciosidades artísticas que se perderam. 80% no mínimo do prédio [foi atingido]. Não sei como está o órgão de 1000 tubos, da mesma idade da igreja”, disse o pastor Frederico Carlos ao telejornal Bom Dia Brasil.
O pastor relatou que viu o momento em que o edifício – construído na década de 1960 e que já havia sido sede da Polícia Federal – desabou: “Eu vi aquele prédio cair, mas agora que estou vendo a dimensão do estrago pela televisão. Mas o estrago material, claro que nos preocupamos, mas o maior problema é a vida, são as pessoas. Uma tragédia anunciada, sempre se falava do risco que corria esse prédio”, lamentou.
https://noticias.gospelmais.com.br/desabamento-predio-templo-centenario-igreja-luterana-97649.html

Nenhum comentário: