Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sermão: A IGREJA NA CIDADE - ATOS 17:16-34


1. CONTEXTO: 

a) Beréia: perseguição encetada p/ judeus de Tessalônica a Paulo, Silas e Timóteo;
b) Envio de Paulo a Atenas.

3. ATENAS: capital da filosofia antiga e, apesar do declínio, ainda era o maior centro cultural do planeta.

4. RELAÇÃO de Paulo com Atenas: rápida e intensa.

I – INTERAÇÃO (v. 16) As pontes de Paulo com a cidade

1. OBSERVAÇÃO: abriu os olhos para a cidade – havia em Atenas uma verdadeira floresta de imagens, uma estátua para cada buraco.
2. AVALIAÇÃO: fez uma leitura crítica da cidade – “domínio da idolatria”
3. INTERNALIZAÇÃO: trouxe a cidade para o seu coração cristão – “espírito se revoltava”
4. PRINCÍPIO: a Igreja é plantada na cidade para manter uma sintonia permanente com a cidade (Ex de Jesus – Lc 19:41-44).
5. APLICAÇÃO: somos chamados igualmente a ver Goiânia: afrouxamento ético, desagregação familiar, má distribuição de renda , presença de uma religiosidade baseada no entretenimento e divorciada da Palavra, a proliferação da violência, um perigoso processo de erotização.

II – PROCLAMAÇÃO (v. 17-18)
Paulo “desinterioriza” a sua relação com a Cidade

1. OCUPA ESPAÇOS: sinagoga (v. 17) – ponto central de culto dos judeus; praça (v. 17) – centro de negócios, atividades cívicas, propaganda, intercâmbios de idéias no centro de Atenas; areópago (v. 19) – era uma espécie de corte que supervisionava a moral, a educação e a religião da cidade.
2. BUSCA INTERLOCUTORES: judeus e gentios piedosos (v. 17) – transeuntes da praça; filósofos epicureus (v. 18) – “Deus não existe e se existisse estão tão distante do mundo que não poderia influenciá-lo”; filósofos estóicos (v. 18 – “a razão é o princípio básico do universo e Deus é a alma do próprio homem”.
3. MENSAGEM: “Jesus e a ressurreição” (v. 18) – não era uma mensagem institucional, religiosa, moralizadora, de auto-ajuda, mas uma mensagem radical: o Jesus nascido em Belém, é o filho eterno do Deus único pois ao terceiro dia venceu a morte, ressuscitou, subiu aos céus, é soberano e está vivo eternamente.
4. PRINCÍPIO: a Igreja está plantada na cidade para ser a voz de Jesus na cidade: Jesus não tem outros pés para caminhar pela cidade..., não tem outros braços para acolher seus cidadãos... não tem outras mãos para socorrer os aflitos... não tem outra voz para dizer: “vinde a mim”.
5. APLICAÇÃO: a tarefa da proclamação é individual e coletiva

III – PERSUASÃO (V. 19-31)

Paulo cumpre cabalmente seu propósito na cidade: convencê-la a comprometer-se com o único Deus verdadeiro revelado em Cristo

1. PAULO APROFUNDA SUA RELAÇÃO COM OS CIDADÃOS ATENIENSES
a) Convivendo positivamente com as primeiras resistências (v. 18) + Oposição aberta (“contendiam”) + Ironia (“tagarela”) = pássaro
b) Admitindo ser colocado no Local onde se centralizavam as discussões e decisões Atenienses (v. 19a).
c) Admitindo ser QUESTIONADO livremente (v. 19b-21) & PRINCÍPIO: a qualidade de nossa persuasão na cidade se mede pela nossa capacidade de estabelecer pontes transformativas com aqueles que pensam diferentemente de nós... & APLICAÇÃO: muitas não é a cidade que é resistente ao Evangelho, mas nós é que que somos resistentes a relacionamentos que proporcionem o conhecimento do Evangelho.

2. PAULO SE ESFORÇA PARA PROPORCIONAR A RELAÇÃO DOS ATENIENSES COM DEUS
a) Deus cuja relação precisava ser aprendida (v. 22-23) Os gregos eram versados numa grande gama de conhecimentos, mas havia um conhecimento que eles eram ignorantes – o conhecimento de Deus.
b) Deus com atestado de bons antecedentes (v. 24ª-26) Epicureus: “os átomos são materiais eterno e o mundo procede deles”.
c) Deus livre dos limites humanos Estóicos: “o homem é auto-suficiente e deve viver em função da sua razão”. Paulo: só Deus é autosuficiente e ilimitado.... + Geográficos (v.24ª – “...Sr do céu e da terrra”); + Rituais (v. 24b – não habita em santuários...; + Físicos (v. 25b – “... Ele mesmo é quem dá”...). + Tempo – (v. 26b) – “fixou os tempos previamente...”
d) Deus plenamente acessível Epicureus: “Deus é inatingível e não tem qualquer interesse no homen” Paulo: Deus é acessível + Para aqueles que já têm o primeiro discernimento da sua providência (v. 28); + Para aqueles que não se satisfazem com a mera expressão artística de sua existência (v. 29); Para aqueles que estão convencidos da urgência de uma mudança interior (v. 30-31): benignidade (v. 30); oportunidade (v. 30); centralidade (v. 31).
e) PRINCÍPIO: a notificação de Deus em Paulo é para você que tem experimentado da religiosade cristã, mas não tem experimentado do conhecimento de Deus em Cristo.
f) PRINCÍPIO: a tarefa de notificar hoje de maneira persuasória é sua.

CONCLUSÃO

1. AS RESPOSTAS à nossa presença evangelizadora serão DIVERSIFICAS (V. 32-34)
2. Seremos AVALIADOS pela nossa FIDELIDADE em semear e cuida da semente e não pelas respostas dadas
3. Só temos um MOTIVO para não cumprir nossa missão na cidade: se Deus nos levar para outra cidade (18:1) 

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