Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

sábado, 22 de abril de 2017

DEUS DE ATRIBUTOS







Estava hoje lendo e meditando na lição que terei que ministrar na EBD. O tema? “Deus de atributos”. Então resolvi escrever este pequeno post para nos lembrar das magníficas qualidades do nosso Deus! Tais qualidades fazem de nosso Senhor o Deus único e especial, diferente de qualquer outra “divindade”.

Primeiramente devemos mencionar que Deus é AUTOEXISTENTE. Ou seja, Ele não veio a partir de algo, mas é em si mesmo o EU SOU. Não derivou de ninguém e sempre existiu de eternidade em eternidade. Logo, compreendemos que o Deus cristão está acima do espaço-tempo.

Deus é IMUTÁVEL, com isso queremos dizer que o Senhor não se altera, não muda, permanece inabalável. Essa é uma grande diferença que há entre Deus e a criatura. O teólogo Herman Bavinck afirmou que “o contraste entre ser e vir a ser assinala a diferença entre o Criador e a criatura. Toda a criatura está continuamente vindo a ser. É mutável, vive em constante confusão, busca repouso e satisfação, e encontra repouso em Deus, e só nele, pois só ele é puro ser e não vir a ser”.

Ele é INFINITO.  Está livre de toda limitação. Não está sujeito ao espaço-tempo como falamos. Tal atributo também está ligado a sua imensidade, o ser divino “ultrapassa” todo o universo.

Ademais, DEUS É UM. Existe um único Deus que é a origem de todas as coisas. Deus não é composição e não está sujeito a divisão. Dessa unidade somos, por definição, monoteístas.

DEUS É TRINO. Grande dificuldade encontramos ao tentar compreender a doutrina da trindade. Como entender que Deus é UM e ao mesmo tempo SUBSISTE EM TRÊS “SERES”, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO? Bem, não quero fazer um novo debate sobre o tema, mas desde Agostinho de Hipona o tema está definido e aceito pela Igreja, a doutrina é pura e reflete os ensinos bíblicos. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Um Deus totalmente diferente de outros como Alá, Zeus, ou divindades unicistas como “Jeová” (No sentido que alguns o definem e não o Bíblico).

DEUS É ONIPRESENTE. Ele está em toda parte em que sua presença se acha necessário. Tem autonomia para estar onde queira e seu ser “preenche” o universo.

Ainda podemos dizer que DEUS É ONISCIENTE. Ele conhece tudo o que existe. Chafer disse que Deus conhece tudo porque ele a tudo criou. Logo, o oleiro conhece o vaso que fez! Um detalhe é que se não considerarmos a doutrina da criação divina para o universo tal argumento ficaria sem sentido. Mas, pelo contrário, se Deus não criou o universo, quem o fez? Outra força e poder maior e independente de Deus? Acreditar nessa possibilidade minaria toda a prerrogativa de que Deus é o Todo-Poderoso e o “Ser-além-do-que-nada-maior-pode-ser-concebido”! Seria, então, uma contradição crer em Deus nessas condições. Logo, Deus é o criador, e, portanto, conhece todas as coisas.

DEUS É ONIPOTENTE. Não há limitações para o poder de Deus. “Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” (Gn 18.14) foi a pergunta que o Senhor fez a Abraão. Esse é um atributo que muitas vezes fica apenas no campo teórico. A cristandade tem bastante dificuldade prática em aceitar que Deus PODE realmente fazer todas as coisas. Até mesmo as que julgamos impossíveis.

Temos mais alguns atributos. DEUS É SANTO. Tal atributo diz respeito à sua separação em relação ao mal, à injustiça. Ele é totalmente excelente e todas as suas características são perfeitas e perfeitamente utilizadas. Não há nele mácula, falha alguma ou desvio.

DEUS também é JUSTO. Ele é reto. Seu juízo é perfeito e não comete erros. Além disso, Ele mesmo é o parâmetro de justiça.

DEUS É AMOR. Tal doutrina é difícil. Carson até escreveu um livro com o título “A difícil doutrina do amor de Deus”. Por que difícil? Por que é mal compreendida. No sentido humanista, temos a tendência de converter o amor santo de Deus em um sentimento barato e libertino. Contudo, o verdadeiro amor de Deus é caracterizado pela doação de misericórdia e graça zelosa, tudo isso mesclado e dosado por sua justiça. A questão do amor e da justiça em Deus não podem ser vistos separadamente. O amor de Deus é justo e sua justiça é em amor.

Assim, terminamos nossa pincelada sobre os atributos de Deus. Claro que estamos longe de perscrutarmos toda a riqueza de cada um deles e mais longe ainda de conhecermos plenamente nosso Deus, pois é infinito; contudo, o que nos alcança é suficiente para encher nossos olhos e palpitar nosso coração em reverência diante da grandiosa Majestade do Senhor.


Que o Senhor seja louvado e reconhecido em todos seus atributos.

Nenhum comentário: