Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

sábado, 22 de abril de 2017

"NÃO TROQUE A SUA BENÇÃO POR UM PRATO DE LENTILHA"






LEITURA BÍBLICA:  Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou famin­to, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou cansado e faminto!” (Gênises 25:29,30)

SÍNTESE BÍBLICA: “E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura” (Hebreus 12:16)

O prato de lentilha que levou a uma perda irreparável!

Proposição: Desprezar privilégios espirituais para satisfazer desejos e ambições pessoais é o ato mais profano que um cristão pode cometer, (profano = que deturpa ou viola a santidade de coisas sagradas)

Pergunta: Por que desprezar privilégios espirituais para satisfazer desejos e ambições pessoais é o ato mais profano que um cristão pode cometer?


Que isso... Um prato de lentilha???

Na semana passada, enquanto estava meditando na Palavra, Deus falou forte em meu coração.Tenho certeza que você está se perguntando, mas o que isso tem haver, comer um "prato de lentilha" quando está com fome, ou, de jantar um strogonoff maravilhoso que alguém me ofereceu? Todavia, dependendo das circuntâncias, um prato de lentilha pode ter tudo haver com a sua derrota. Para que você entenda melhor, vou te contar um pequeno trecho de um historinha verdadeira, a historia de Esaú e Jacó. Eles eram os filhos gêmeos de Isaque, sim, aquele que era filho de Abraão, o Pai de uma grande multidão de povos, olha só a responsabilidade que estava sobre a vida de Isaque, e assim como ele o primogênito era quem recebia de Deus essa unção, seu filho deveria governar, e ser aquele que viria antes desse grande povo, o povo de Israel.

Porem, Isaque teve gêmeos, e o primeiro que saiu foi Esaú, e Jacó veio atrás segurando o seu irmão pelos tornozelos, desde de cedo já havia essa disputa entre eles, porem Esaú era o predileto do seu pai Isaque, e tinha a benção de Deus. Encurtando a historia, Jacó queria essa benção, e um dia Esaú chegando cansado da caça, com muita fome, pede a seu irmão Jacó que lhe desse um prato de lentilha para ele saciar a fome, e Jacó muito esperto disse que daria, mas só se ele desce a ele (Jacó), sua primogenitura, e Esaú cheio de fome, fez a troca, perdendo seu direito de filho favorito e primogênito ungido de Deus. 

QUE COISA MAIS TRISTE!

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança. Esaú vendeu o seu “direito de primogenitura” por um prato de lentilhas, A primogenitura dava a ele o direito de:

- Liderar a adoração a Deus e chefiar a família;
- Dupla porção da herança paterna, (2/3 da fazenda);
- Direito à benção do concerto, conforme Deus prometera a Abraão.

Mas no ímpeto do cansaço e da fome, ele não teve o autocontrole, o domínio suficiente, para dizer “não” a uma necessidade momentânea, e desprezou bênçãos espirituais por um “guizado vermelho”,  “E Jacó cozera um guizado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me peço-te, comer desse guizado vermelho, porque estou cansado.” (Gn 25:29,30)

Quão pouco Esaú valorizou a sua primogenitura: menos do que um prato de lentilha. Por livre escolha, optou por trocar as bênçãos de Deus por prazeres momentâneos e efêmeros. Jacó ao contrário de seu irmão, desejou as bênçãos de Deus para sua vida e dele vieram as doze tribos de Israel, e da tribo de Judá veio o Salvador do mundo: Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Então, Deus falou no meu coração que, muitas cristãos hoje, são como Esaú, impacientes, tentamos conseguir algo por nosso próprio esforço, e não esperamos pelo tempo do Senhor. (seja um emprego novo, ministério, família, relacionamentos...) Isso nos impede de receber a sabedoria de Deus e perdemos bençãos maravilhosas que Ele providenciaria no tempo dEle. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3:1).

Não troque aquilo que Deus tem reservado para você, seu direito de filho(a), sua posição na igreja hoje, seu crescimento espiritual e as bênçãos recebidas no lugar que Deus tem te colocado. Não troque o seu "direito de primogenitura" por algo MOMENTÂNEO - "prato de lentilhas", pois é isso o que o diabo através de muitas pessoas nos oferece: uma amizade interesseira, uma alegria passageira, um almoço pra te fazer refem de seus objetivos, visitinha na sua casa pra te desestruturar da fé, tapinhas nas costas dizendo “aqui te amamos mais” vem pra cá aqui é melhor! Cuidado! Quem te chamou foi Deus, não saia da sua posição para seguir a homens!

Cuidado! Debaixo dessa revelação devemos seguir confiantes na fé e sóbrios em tudo, pois satanás nos ronda como um leão querendo nos tragar, e as vezes as artimanhas dele vão de encontro com nossa “fome”, sim a fome das nossas almas (mundo, amizades, carências, relacionamentos, cargos na igreja, fome, futuro), mas vigie, e olhe as brechas, feche elas, vigie e ainda mais: “Não troque o melhor de Deus na sua vida pelo prato de lentilha”.

Faça como diz a bíblia: "Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal" (Provérbios 3:5-7).

Esaú certamente não tinha noção daquilo que estava abrindo mão, ao vender sua primogenitura ( Na ausência do pai o filho primogênito era revestido de autoridade; sua posição era inferior apenas a de seu pai; herdava uma dupla herança em relação a qualquer outro filho (2 Reis 2:9); Entre os reis a primogenitura garantia ao primogênito a sucessão do governo de seu pai; tinha direito a uma benção especial a ser proferida pela pai; liderança na adoração aDeus e no caso de Esaú teria direito à benção Abrâmica (Gen 12:2-3,7))

A mesma ignorância também pode manifestada pelo cristão, herdeiro da nova aliança quando despreza seus privilégios por causa de desejos carnais. O valor da nossa primogenitura excede a qualquer prazer ou bem terreno/prato de lentilhas (namorado, emprego, carro, etc).
Conclusão: Esaú pagou caro por sua carnalidade, pois perdeu a sua benção. Arrependeu-se tarde demais. Heb. 12;16-17, Gen. 27: 38 a 40. Não venda tua primogenitura por um "prato de lentilhas".

Conclusão. Amados em Cristo, esta é uma mensagem de alerta para todos nós, e os inteligentes buscam conhecer a verdade. Jesus vem, e precisamos ter discernimento para distinguir que “muitos manjares deliciosos” que o mundo nos oferece, estão ‘recheiados de coisas contaninosas’ vem da cozinha do diabo! O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação”. (Romanos 14:17-19)


Que Deus continue te abençoando.

Nenhum comentário: