Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 4 de março de 2018

A religião também alivia e cura nossas dores

A ci­ên­cia, co­mo acei­ta­ção con­sen­su­al,  se de­mons­tra com ma­te­má­ti­ca,
 com ló­gi­ca, com da­dos con­cre­tos, com ex­pe­ri­men­tos, com en­sai­os, 
com fí­si­ca, com a quí­mi­ca. En­fim com pro­vas uni­ver­sais bem
 in­con­tes­tá­veis.
 A me­di­ci­na é um cam­po pro­fis­si­o­nal que se va­le dos mui­tos bra­ços 
ci­en­tí­fi­cos. Ela se va­le por exem­plo da bi­o­lo­gia, da quí­mi­ca, da fí­si­ca, etc. 
To­da­via, ela não é es­tan­que, nem es­tá ve­da­da à in­flu­ên­cia de ou­tras áre­as 
do co­nhe­ci­men­to e abs­tra­ção hu­ma­na, à so­ci­o­lo­gia, à fi­lo­so­fia e re­li­gi­o­si­da­de.
To­dos es­ses seg­men­tos da sa­be­do­ria, do pen­sa­men­to e da prá­ti­ca hu­ma­na, 
po­dem e de­vem fa­zer par­te da es­tra­té­gia e das di­re­tri­zes  te­ra­pêu­ti­cas e 
en­fren­ta­men­to das do­en­ças; tu­do a ser­vi­ço do bem es­tar, da sa­ú­de e da
 vi­da hu­ma­na.
No re­for­ço e de­fe­sa des­sas pre­mis­sas bas­ta lem­brar que mui­tas  afec­ções
 de ori­gem pu­ra­men­te or­gâ­ni­ca te­rão um com­po­nen­te emo­cio­nal adi­cio­nal.
 In­ver­sa­men­te, mui­tos tran­stor­nos psí­qui­cos na ori­gem (an­sie­da­de, 
de­pres­são) te­rão gra­ves re­per­cus­sões so­má­ti­cas e fí­si­cas
(do­en­ça psi­cos­so­má­ti­ca).
 Tra­ta-se do prin­cí­pio ba­si­lar do que se­ja do­en­ça psi­cos­so­má­ti­ca.
É a emo­ção
 ou a al­ma co­mo por­ta pa­ra mui­tas das do­res e do so­fri­men­to do
 cor­po, do so­ma, de nos­sa fi­si­o­lo­gia e eco­no­mia or­gâ­ni­ca.
Uma ques­tão que mui­tos ve­em com ce­ti­cis­mo e in­cre­du­li­da­de em
 me­di­ci­na
 re­fe­re-se ao pa­pel da re­li­gi­ão ou re­li­gi­o­si­da­de. O pa­pel da te­ra­pia
es­pi­ri­tual. 
Em mi­nha já lon­ga tra­je­tó­ria de mé­di­co, já par­ti­ci­pei de mui­tos
con­gres­sos, 
con­fe­rên­cias e sim­pó­sios. Nas pou­cas ve­zes em que se abor­dou
o pa­pel da fé e
 da re­li­gi­o­si­da­de do pa­ci­en­te em tra­ta­men­to tal ma­té­ria foi vis­ta
com um cer­to
 des­dém e des­pre­zo.
Tal cons­ta­ta­ção se mos­trou pre­sen­te não ape­nas nos ou­vin­tes, mas
 até mes­mo 
com su­per­fi­ci­a­li­da­de e sem con­vic­ção ou en­tu­si­as­mo dos que con­du­zi­ram
os ex­pe­ri­men­tos (os pes­qui­sa­do­res con­du­to­res do es­tu­do).
In­de­pen­den­te­men­te da cren­ça, re­li­gi­ão, fé ou mes­mo do  ate­ís­mo da pes­soa, 
o que im­por­ta é que so­mos cons­ti­tu­í­dos de uma du­a­li­da­de cor­po e al­ma 
ou cor­po e men­te. E men­te aqui de­ve ser li­da tam­bém co­mo a nos­sa psi­que,
 as nos­sas emo­ções, nos­sa ca­pa­ci­da­de dos mais com­ple­xos e va­ri­a­dos
 sen­ti­men­tos (amor, ami­za­de, afe­to, fra­ter­ni­da­de, ódio, an­ti­pa­tia, ini­mi­za­de, 
ego­ís­mo e vin­gan­ça).

Di­fe­ren­te dos ir­ra­ci­o­nais te­mos ra­ci­o­na­li­da­de e me­mó­ria. Te­mos a ca­pa­ci­da­de
 de ver, ou­vir, pre­sen­ci­ar fa­tos e ações e guar­dar tu­do em nos­sa con­sci­ên­cia e
 na me­mó­ria. Es­se tão no­bre atri­bu­to dos ho­mens por um la­do,  mui­to ru­im
 por ou­tro por­que  po­de vol­tar con­tra o pró­prio por­ta­dor, tra­zen­do-lhe
 re­cal­ques, sen­ti­men­to de cul­pa, de  rai­va, me­do , dor e so­fri­men­to de
 to­da or­dem.
Co­mo re­fe­ri­do na in­tro­du­ção Ci­ên­cia se fun­da­men­ta em da­dos ló­gi­cos,
 con­cre­tos e ma­te­má­ti­cos. Re­li­gi­ão se ba­seia em in­tu­i­ção e fé. O que há  de 
con­sen­su­al é que o or­ga­nis­mo hu­ma­no tem de fa­to um com­po­nen­te fí­si­co
 (men­su­rá­vel, pal­pá­vel) e uma es­fe­ra ima­te­ri­al, in­tan­gí­vel, com­pos­ta do 
psi­quis­mo, de uma con­sci­ên­cia, emo­ções, a que se po­de tam­bém no­mi­nar 
de al­ma. Es­sa acei­ta­ção in­de­pen­de de re­li­gi­ão, de fé, de fi­lo­so­fia con­trá­ria 
a es­sas con­cep­ções. Há fi­ló­so­fos ateus e aque­les em pro­fun­da co­ne­xão com
 o sa­gra­do, com Deus.
O cer­to é que o ho­mem (gê­ne­ro) é o seu cor­po (so­ma) ali­a­do a to­dos os seus 
sen­ti­men­tos, cren­ças, fé e su­as con­cep­ções de mun­do, de Deus e de to­das as
 coi­sas que o cer­cam. Par­tin­do en­tão des­ses pos­tu­la­dos, co­mo ima­gi­nar
 en­tão a pes­soa des­co­nec­ta­da de to­dos es­ses com­po­nen­tes? Qua­se im­pos­sí­vel.
Ima­gi­nan­do as par­tes in­ter­li­ga­das tem-se en­tão que se uma pes­soa  ado­e­ce, 
to­do o res­to se­rá aco­me­ti­do na pro­por­ção de sua sus­cep­ti­bi­li­da­de e  de sua
 re­sis­tên­cia. Di­an­te das do­en­ças, to­dos, ri­go­ro­sa­men­te to­dos, nos tor­na­mos
 cri­a­tu­ras frá­geis, vul­ne­rá­veis; e nes­sa ho­ra pre­ci­sa­mos do cui­da­do de ou­trem, 
das ener­gi­as ema­na­das em nos­so fa­vor, ve­nham de on­de vi­er.
E a fé in­clu­si­ve, po­de ser es­sa úl­ti­ma ener­gia a nos re­vi­go­rar e su­pe­rar 
o ini­mi­go psí­qui­co ou or­gâ­ni­co( a de­pres­são e a dor fí­si­ca , por exem­plo), 
a do­en­ça que tei­ma em rom­per es­se tê­nue fio que nos se­gu­ra, a vi­da.
Pa­ra o bem da­que­les com­tem­pla­dos com tais ex­pe­ri­ên­cias e ini­ci­a­ti­vas 
vêm sur­gin­do gru­pos de es­tu­dos e es­pe­cia­li­da­des mé­di­cas de­di­ca­das ao 
em­pre­go de prá­ti­cas e ati­tu­des re­li­gi­o­sas na cu­ra das pes­so­as. São con­du­tas
 es­ti­mu­la­das sem ne­nhu­ma dis­cri­mi­na­ção de re­li­gi­ão. O que im­por­ta aqui é
 re­li­gi­o­si­da­de.
A fé ou fir­me con­vic­ção de que há um ser mai­or, um cri­a­dor aci­ma de to­da
 in­te­li­gên­cia e en­ge­nho hu­ma­no. O pa­pel da re­li­gi­ão aqui, po­de ser pra­ti­ca­do
 in­clu­si­ve por pes­so­as lei­gas, por um pas­tor, um evan­ge­lis­ta que atu­a­rá 
com su­as ora­ções, su­as in­ter­ces­sões. Es­se ex­pe­di­en­te e prá­ti­ca se­rão
 adi­cio­nais e  ali­a­dos  a to­da te­ra­pia con­ven­cio­nal mé­di­ca ou psi­co­ló­gi­ca
 se­gui­da pe­lo pa­ci­en­te.
Abs­tra­in­do-se da ques­tão e vo­ca­ções de fé e re­li­gi­o­si­da­de. De há mui­to que
 se co­nhe­cem os ne­xos cau­sais en­tre tran­stor­nos psi­co­ló­gi­cos e da­nos fí­si­cos.
 Con­cei­to de do­en­ça psi­cos­so­má­ti­ca. Mui­tas são as do­en­ças que na ori­gem 
tem um tran­stor­no emo­cio­nal. Co­mo exem­plos, a obe­si­da­de, a sín­dro­me
 me­ta­bó­li­ca, as gas­tri­tes, a sín­dro­me do in­tes­ti­no ir­ri­tá­vel, a as­ma, 
as do­en­ças de pe­le, a en­xa­que­ca, a fi­bro­mi­al­gia, a pso­ría­se, os reu­ma­tis­mos.
Pra fi­car em exem­plos bem con­cre­tos: o in­di­ví­duo mal re­sol­vi­do es­pi­ri­tual 
ou emo­cio­nal­men­te te­rá des­car­gas in­ter­mi­ten­tes de adre­na­li­na, in­su­li­na e
 cor­ti­cos­te­roi­des (su­prar­re­nal). Com tu­do al­te­ra­do o pa­ci­en­te  te­rá re­sul­ta­dos
 ne­ga­ti­vos: ga­nho de pe­so, in­sô­nia, mais de­pres­são, di­a­be­tes,
mais co­les­te­rol, mais pres­são al­ta; as­sim, mais ris­cos de mor­te
 car­dio­vas­cu­lar.
En­fim, e num con­cei­to mais es­ten­di­do, sa­ú­de é um com­ple­to  bem-es­tar
 fí­si­co, so­ci­al, eco­nô­mi­co, am­bien­tal, afe­ti­vo, psí­qui­co e re­li­gi­o­so. Nu­ma 
fra­se pa­ra os mé­di­cos, pa­ra os  te­ra­peu­tas e pa­ci­en­tes “tu­do va­le a pe­na
 quan­do a al­ma não é pe­que­na” (Fer­nan­do Pes­soa)      mar­ço/2018

https://www.dm.com.br/opiniao/2018/02/a-religiao-tambem-alivia-e-cura-nossas-dores.html

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