Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 29 de abril de 2012

BBC faz série de reportagens sobre igrejas evangélicas gays do Brasil

BBC faz série de reportagens especiais sobre igrejas evangélicas gays do Brasil
A rede de notícias britânica BBC publicou essa semana uma série de reportagens na qual fala do crescimento de igrejas voltadas para o público gay no Brasil. As reportagens mostram um panorama das chamadas “igrejas inclusivas” que” vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras”.
Intitulada “Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil”, a primeira reportagem da série cita um estudo que afirma que no Brasil já existem “pelo menos dez diferentes congregações de igrejas “gay-friendly”, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país”.
Uma das entrevistadas da BBC foi Lanna Holder, que antes pregava a cura da homossexualidade pelo Brasil e agora lidera, ao lado se sua companheira, Rosania Rocha, uma das mais conhecidas igrejas inclusivas do país, a Comunidade Cidade de Refúgio que, para atrair mais fiéis, realiza uma vez por mês uma festa de música eletrônica chamada “EletroGospel”.
A reportagem procurou também, para falar do assunto, o pastor Silas Malafaia, que afirmou que “segundo a Bíblia, homossexualidade é pecado. Na igreja evangélica, gay só entra caso queira se converter e, para isso, tem de se tornar heterossexual. É uma regra de Deus”.
A chamada da segunda reportagem da BBC trás uma frase do casal formado por Susane Borges, de 43 anos, e sua companheira Noemi Miranda, de 51 anos, na qual afirmam: “Vivíamos escondidas até encontrar igreja que nos aceitasse”. Frequentadoras da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), em São Paulo, elas contam que começaram a frequentar a igreja após serem abordadas por um fiel da igreja durante a parada gay da cidade.
“Aqui, me sinto em casa. Não sou vítima de preconceito e ainda posso fazer novas amizades com outros casais homossexuais”, conta Susane.
terceira reportagem conta a história da “Igreja Cristã Contemporânea”, fundada pelo carioca Marcos Gladstone, de 36 anos, junto com seu parceiro, Fábio Inácio, de 31 anos, em 2006. A igreja, segundo seus fundadores, prega “um discurso de tolerância” e é voltada predominantemente para o público gay.
A igreja fundada por Gladstone tem hoje cerca 1,2 mil fiéis e seis filiais espalhadas pelo Brasil, além da sede no Rio de Janeiro.
“Nosso trabalho é de aconselhamento. É muito importante que um jovem homossexual não se sinta sozinho mesmo quando a família não aceita sua orientação sexual”, afirma Gladstone.

Nenhum comentário: