Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Professora de religião afro é acusada de racismo contra segurança | O POVO


Foi gravado vídeo com frases ditas pela professora(0)

Uma professora universitária do Pará, Daniela Cordovil, que ministra aulas sobre religião africana, está sendo investigada sob suspeita de racismo contra um segurança da universidade. A Polícia Civil apura se ela teria chamado o segurança de “macaco” e, por isso, a investiga sob suspeita do crime de injúria. O caso ocorreu na sexta-feira passada em Belém, na Universidade do Estado do Pará (Uepa). 
Segundo fonte da universidade, o segurança Rubens dos Santos cumpria ordens ao manter fechado o portão da Faculdade de Ciências Sociais a partir das 18 horas. Daniela chegou depois desse horário para participar de evento e foi impossibilitada de entrar.

Um vídeo da professora foi divulgado pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo, gravado por um estudante que diz ter presenciado ela chamando o segurança de “macaco” e, posteriormente, provocou a professora a repetir o que havia dito antes. No vídeo, o estudante diz a ela: “Fala agora”. Ao que ela, irritada, responde: “Palhaço, tu é um macaco também, tu é um imbecil (sic)”.
 
”De palhaço”

Esse vídeo será usado como prova pela Polícia Civil. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia, porém, o segurança já prestou depoimento e relatou apenas ter sido chamado de “palhaço”. A professora também esteve na Polícia para ser ouvida, mas permaneceu calada.

O ouvidor da Uepa, Lairson Cabral, pedirá a abertura de um processo administrativo-disciplinar para apurar o caso. Segundo ele, a professora, que é doutora em Antropologia e docente da universidade desde 2010, pode ser punida com advertência ou suspensão.

A empresa Servisan, para a qual o segurança trabalha, disse à imprensa não ter autorização para passar o contato ao segurança a fim de assimilar a versão dele. A Uepa informou que ele estava de folga ontem.

O advogado da professora, Claudionor Cardoso, afirma que ela não está dando entrevista sobre o caso e que ela declarou não se lembrar se chamou o segurança de “macaco”. Segundo o advogado, o segurança proibiu a entrada dela, mas em seguida permitiu a entrada de outro grupo de pessoas, o que a irritou. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA

A professora Daniela Cordovil ministra aulas de Ciência da Religião Afro. No doutorado em Antropologia, estudou justamente as religiões afro-brasileiras. Possui artigos sobre o tema e, também, sobre a formação do antropólogo.

Multimídia
Veja o vídeo

Nenhum comentário: