Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 14 de julho de 2013

O legado espiritual da avó para o neto

Salmo 1:3

Recados

O legado espiritual da avó para o neto

As avós sempre estiveram presentes na educação dos neto. Encontramos na Biblia muitas avós, podemos citar avó Eva e seus netos Enoque e Enos; avó Sara e seus netos Esaú e Jacó; avó Rebeca e seus neto: José e Benjamin; avó Raquel e seus netos Manassés e Efraim; avó Joquebede e seus netos Nadabe e Abiú; avó Rute e seu neto Jessé; avó Raabe e seu neto Obede; avó Bate-seba e seu neto Roboão; avó Maaca e seu neto Josafá; avó Loide e o seu neto Timóteo.

A Biblia descreve que ao lado de sua filha, Eunice, criou Timóte na palavra de Deus, mas o que a Palavra de Deus descreve sobre elas?

Loide quanto Eunice eram judias (Atos16.1) mas o esposo de Eunice era grego.; Elas eram cristãs (Atos 16.1) e a fé de ambas era verdadeira, não fingida (2 Timóteo 1.5:); Moravam em Listra. E eu seu lar, eram um exemplos de fé verdadeira para o jovem Timóteo (2 Timóteo 1.5). Ensinando-o as Sagradas Letras (2 Timóteo 3.15) desde a sua infância (2 Timóteo 3.15); Loide e Eunice não influênciaram apenas a vida de Timóteo, elas foram um bom testemunho para seus vizinhos (Atos 16.2) O apóstolo Paulo jamais se esqueceu do testemunho que elas deram (2 Timóteo 1.5). Depois de vários anos o apóstolo se lembrou da fé destas duas grandes mulheres, sua dedicação e amor por Jesus Cristo. O conhecimento bíblico e os exemplos de fé e de vida cristã influenciaram profundamente na vida do jovem Timóteo que também se tornara um servo de Cristo (pastor), permanecendo naquilo que havia aprendido (2 Timóteo 3.14-15).

Aqui temos um exemplo a ser seguido pelas avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.

Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução devem as avós transmitir aos netos?

Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).

- Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).

- Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais olvidarão (Sl. 119:9-10).

- Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl.78:3-4).

- Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer s bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11, Cl. 1:9-11).

- Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos hinos e que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).

- Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).

- Não esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)

Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17).

As avós que vivem uma vida de piedade, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus. Assim, saberão agir com sabedoria e serão sempre lembradas, como o exemplo de Lóide. Portanto, qual é o legado que você deixará para os seus netos?

Referencias:
http://www.saf.org.br/sugestao_programas/dia_avos2.php3

Nenhum comentário: