Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 23 de novembro de 2014

O PODER DE UMA SEMENTE CHAMADA FAMÍLIA

 Texto base: Gn 2:24

A família é a instituição mais antiga da Terra. Deus desejou que a Terra fosse povoada com famílias. Todo o pano de fundo, todo o cenário já estava pronto, tudo já havia sido preparado para a chegada do homem. Deus cuidou de cada detalhe; Deus deu o melhor de si na criação com o intuito de agradar o coração daquele que seria e teria a sua imagem e semelhança.

“Deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne...” [1][1]

 Podemos dizer que uma família é a reunião de indivíduos que se relacionam entre si e compartilham de um grau de parentesco. Do ponto de vista Bíblico podemos afirmar que a família é, sem dúvida, a mais importante criação de Deus e ela tem início com o casamento.

Acredito que o propósito primário de Deus ao criar a família foi o de criar gerações e, não apenas, povoar a Terra, sendo assim percebo que as famílias são sementes que o próprio Deus tem lançado na Terra para abençoar e proteger essas gerações.

O casamento é o muro de proteção necessário para um relacionamento familiar saudável; e esse relacionamento é a proteção necessária para que as sementes, nesse caso os filhos, se desenvolvam e gerem os frutos designados.

Deus não apenas criou as famílias, mas também atribuiu, a cada uma delas, um valor e um propósito - uma Identidade e um Destino.

1. A Visão social da
Família

“A família é causa principal de nossos problemas[2][2]

Essa é a frase que tem sido declarada por muitos, pois segundo a visão social, a família se encontra mergulhada em uma profunda crise, e isso se deve a idéia de que o casamento é uma instituição falida. Atualmente o casamento saudável é definido como sendo aquele que enfrenta menos crise, embora estas sejam consideradas inevitáveis. Essa crise vivida pelas famílias nos remete aos primórdios dos tempos, ou seja, nos permite remontar situações que ocorreram no berço da história humana. No livro de Gênesis lemos que Adão transferiu para Eva a culpa pelo seu pecado; lemos que Abraão lançou mão da mentira para salvar-se de um perigo iminente; lemos que Isaque brincava e acariciava Rebeca dentro de sua tenda, mas não admitia seu relacionamento com ela fora da mesma. E o que dizer de Davi que colocou sua família e reino em risco para satisfazer seus desejos e caprichos ou como entender Sansão que negligenciou todos os seus costumes para viver uma aventura amorosa que culminou com sua destruição. A família sempre foi alvo do diabo e muitas foram às saídas que o homem encontrou para tentar solucionar os problemas conjugais que enfrentava e, como exemplo, podemos citar a atitude do rei da Inglaterra, Henrique VIII, que rompeu com a Igreja Romana e fundou a Anglicana para divorciar-se e casar-se com Ana Bolena. Loucura, não acha? Aliás, o divórcio, fruto de um coração
endurecido,[3][3] tem sido, hoje, o grande pivô da destruição familiar, pois “tem sido estimulado como solução para os casamentos em crise ou relacionamentos partidos[4][4]. O índice de divórcio entre pastores está aumentando mais rápido do que entres outras profissões. Os números revelam que um, em cada dez pastores, já teve um envolvimento sexual com um membro de sua congregação, e 25% confessaram ter mantido relações sexuais ilícitas[5][5]. Parece que as pessoas se casam por qualquer motivo, mas não para sempre.

Olhando para a sociedade moderna vemos uma sociedade descompromissada com a verdade, isolada de Deus e completamente individualista. Uma sociedade cruel, cujos valores se traduzem pelo prazer, pelo dinheiro e pelo status (posição social). Uma sociedade ferida por seu próprio ensino e depende de seus próprios valores. Esses ensinamentos têm alcançado nossas famílias e têm sido transmitidos aos nossos filhos como se fossem jargões, regras que devem ser estritamente seguidas e praticadas sob a pena de uma exclusão social, do grupo, etc.

Se a sociedade é formada por famílias e a mesma tem início com o casamento, nos vêm à mente duas perguntas: Qual a visão que a sociedade tem sobre o casamento? Qual é a visão de Deus?

1.1 – A Visão Secular (social) sobre o Casamento

  É com tristeza que vemos em nossa sociedade uma forte e profunda inversão de valores, e essa inversão nos é transmitida pela mídia e
outros veículos de comunicação.

Segundo a lei, o casamento é um contrato, ou seja, é um acordo bilateral entre duas pessoas. Se aceitarmos unicamente esse modelo ou conceito como padrão, percebemos que se uma parte não cumprir o acordo a outra, então, se vê obrigada a cancelar o contrato.

Ex.: Se você não me fizer feliz ou não fizer o que me prometeu te abandonarei e procurarei alguém que me faça feliz e que cumpra suas promessas.

Do ponto de vista contratual o casamento é bilateral, dissolúvel, divisível e completamente dependente de estatutos humanos.

 1.2 - A Visão de Deus sobre o Casamento

  A visão bíblica e cristã sobre o casamento é de aliança (Ml. 2.14), pois o casamento fala de aliança, fala de unidade e de edificar gerações. Aos olhos de Deus o casamento é a proteção para a família e para a futura geração. Segundo o modelo de aliança o casamento é indissolúvel, indivisível e completamente interligado a Deus.

O casamento para Deus é tão importante que o Apóstolo Paulo chegou a usá-lo como exemplo da união entre Cristo e a Igreja.

           “O casamento é a pedra fundamental da sociedade humana. É a célula mãe da sociedade. O casamento pode ser a ante-sala do céu ou o porão do inferno; um largo horizonte de liberdade ou uma sufocante prisão; um abrigo seguro ou uma arena de brigas, contendas e intermináveis discussões.”[6][6]

2. O Projeto de Deus para a Família - ser um Agente do Reino
O projeto de Deus para a família passa por um relacionamento com Ele e visa à construção do seu reino aqui na Terra.

Deus começa o seu plano de Redenção escolhendo uma família.

Através da família de Abraão todas as famílias da terra seriam benditas podendo provar da vida e de uma reconciliação com Deus. A obediência de Abraão foi visando à preparação para a chegada de Cristo, o Senhor. Abraão semeou para gerações; e você, tem semeado?

Deus escolheu sua família para ser o canal que irá marcar a sociedade (presente geração) através do testemunho e da pregação. Não negocie os princípios de Deus para a família e não aceite as barganhas do inferno, pois a honra provém de um relacionamento correto com Cristo e com o próximo.

Aplicação Pessoal

 Nossa família é uma poderosa semente lançada por Deus no solo dessa geração; mas a semente precisa ser regada e cuidada para germinar e frutificar. Assim também acontece com as famílias, elas precisam ser regadas pelo amor e unção de Deus e precisam receber o cuidado de Deus através da sua palavra e do seu espírito. Busque a direção de Deus para a sua família como família e abra mão da individualidade, pois o segredo e o sucesso das famílias não reside na dependência ou na independência, mas sim na interdependência e esta passa por um relacionamento com Deus.

Nenhum comentário: