Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

terça-feira, 26 de julho de 2016

Estudo Bíblico

O que Significa os “vários batismos” em Hebreus 9:10?


O que eram os “vários batismos” mencionados por Paulo em Hebreus 9:10? Realizavam os hebreus batismos em água dos conversos? Não, o apóstolo Paulo referia-se às lavagens rituais exigidas pela lei mosaica.

Considerando a adoração associada com o antigo tabernáculo, Paulo escreveu: “Esta mesma tenda é uma ilustração para o tempo designado que agora chegou, e, em harmonia com isso, oferecem-se tanto dádivas como sacrifícios. No entanto, estes não são capazes de aperfeiçoar o homem que presta serviço sagrado, no que se refere à sua consciência, porém, têm que ver apenas com alimentos, e bebidas, e vários batismos. Eram exigências legais referentes à carne e foram impostas até o tempo designado para se endireitar as coisas.” — Heb. 9:9, 10.

Portanto, os “vários batismos” eram aspectos da adoração sob a Lei. Por exemplo, falando sobre certos animais impuros, a Lei dizia: “Ora, aquilo em que cair um deles no seu estado morto será impuro. . . . Qualquer vaso de que se faça uso será metido na água e terá de ser impuro até à noitinha, e então terá de ser limpo.” (Lev. 11:32) De modo similar, como parte de sua limpeza cerimonial, a pessoa tinha de lavar suas vestimentas e banhar-se. (Lev. 14:8, 9; 15:5) Os sacerdotes tinham de banhar se e as coisas que tinham que ver com ofertas queimadas eram enxaguadas. (Êxo. 29:4; 30:17-21; Lev. 1:13; 2 Crô. 4:6) Até o tempo de o Messias chegar, os judeus haviam acrescentado muitos ritos de purificação, que a Lei não exigia. Jesus relatou: “Ao voltarem do mercado, não comem sem se purificarem por aspersão; e há muitas outras tradições que receberam para se apegaram a elas: batismos de copos, e de jarros, e de vasos de cobre.” — Mar. 7:4.

Durante os séculos em que Israel era a nação escolhida de Deus, os não-israelitas que adotaram a adoração de Yahweh não tiveram de passar pelo batismo em água, mas tiveram de ser circuncidados. (1 Reis 8:41-43; Atos 8:27) João Batista foi o primeiro homem autorizado a batizar outros, batizando os judeus em símbolo de seu arrependimento dos pecados contra a Lei. (Luc. 3:3) O batismo em água, porém, tornou-se um requisito para os que aceitavam o cristianismo. Destinava-se a demonstrar que se tinham arrependido, dando meia volta e se dedicado a Deus. — Mat. 28:19, 20; Atos 22:16.

Nenhum comentário: