Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TEOLOGIA EM FOCO: A FALSA DOUTRINA DO FARISEUS


 HOMENS DE MENTES CARNAIS

“Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildemente e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal” (Cl 2.18).

1. Árbitro. No no gr. katabrabeuo, significa ato de decidir contra alguém; defraudar ou enganar sobre o prêmio da vitória; privar da salvação.

2. Falsas visões. Falsas revelações, visões, sonhos como se Deus estivesse lhes revelando. Toda a revelação que vai contra as Sagradas Escrituras, é uma falsa revelação, ou seja, da mente humana, ou do próprio diabo.

Paulo menciona “pretexto de humildade” e até “culto aos anjos”, mostrando até onde pessoas podem tentar impressionar outros através da religiosidade com objetivos de lograr interesses pessoais.

[...] Os falsos mestres ensinavam que era preciso reverenciar e adorar os anjos, como mediadores, para ter comunhão com Deus. Para Paulo, invocar os anjos seria substituir Jesus Cristo como cabeça auto-suficiente da Igreja (v. Cl 2.19). Hoje, a crença de que Jesus Cristo não é o único intermediário entre Deus e o homem é posta em prática na adoração e oração a santos mortos, como padroeiros e mediadores. Essa prática despoja Cristo de sua supremacia e centralidade no plano redentor de Deus. Adorar e orar a qualquer pessoa que não seja Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito Santo são práticas anti-bíblicas, e por isso devem ser rejeitadas [Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal].

Espiritualidade demais é carnalidade. Não se iluda! Pessoas que, por exemplo, contam experiências espirituais absurdas ou milagres que nunca aconteceram, manipulando o louvor alheio em relação à sua espiritualidade, mas no fundo são carentes e doentes. São pessoas que se distanciam da essência do evangelho e agarram-se de forma doutrinária e estilos de moveres e visões. A principal característica de um pseudo-minsitro é tentar forçar ou doutrinar o avivamento por meios de sutileza.

3. EnfatuadoA palavra enfatuado no gregro “eike”, significa em vão. Todo o ensino que é contrario a ortodoxia bíblica e exalta o homem é consideramos vão, vazio. Porque Deus não aceita aquilo que contraria Suas doutrinas. As Tradições, regras humanas e ensinos gnósticos são considerados vazios para o Senhor Jeová, pois elas satisfazem na verdade o homem e não a Deus.

4. Na sua mente carnal. “Na sua mente carnal”, ou seja, estes homens são carnais. Seus ensinos parecem serem de Deus, ensinam com muita humildade, mas são carnais e de nada serve. Mas por quê? Porque pregam suas idéias conforme as tradições humanas e não segundo as Escrituras. Porque ensinam como se Deus estivesse lhes dizendo. Tomam o lugar de Deus, ao invés de deixar o Espírito Santo atuar e com isso demonstram espirituais que todos.

IV.  MORTOS COM CRISTO

“E não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro” (Cl 2.19-21).

1. Uma nova vida em liberdade. Os falsos mestres de Colossos não estavam ligados “à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras vai crescendo em aumento de Deus”. Toda heresia tem essa origem: o desligamento da “Cabeça”, que é Cristo.

2. Vencendo o legalismo. “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, a qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Cl 2.14).

[...] As ordenanças não se limitavam à observância de dias santificados, ou práticas alimentares. Ordens e comando eram dados em termos de “não toques, não proves, não manuseies” (Cl 2.21). É evidente que a vida cristã tem suas regras de conduta moral e normas a serem observadas em termos de decência e postura, mas só devem ser consideradas e obedecidas se tiver embasamento bíblico. O equilíbrio é indispensável quanto a normas e recomendações. [RENOVATO. Lições bíblicas. 3º Trimestre de 2004. P. 35].
Paulo enfatiza que a salvação é completa em Cristo; uma vez em Cristo, nada mais é necessário.

Nenhum comentário: