Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

sábado, 7 de março de 2015

Pastor rebate argumentos de que pedir impeachment de Dilma seja antibíblico; Entenda

Pastor rebate argumentos de que pedir impeachment de Dilma seja antibíblico; Entenda
O cenário de insatisfação popular com o desempenho da administração petista e os escândalos de corrupção, protagonizados por políticos do mesmo partido e de outras legendas, levam a milhões de brasileiros a manifestar o desejo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
No meio cristão, há quem se posicione favoravelmente a essa ideia, como o pastor Silas Malafaia, ferrenho opositor do PT, mas também há evangélicos simpatizantes da ideologia do Partido dos Trabalhadores, que argumentam que quando um cristão pede a destituição da presidente, está desobedecendo a Bíblia Sagrada, que em Romanos 13 orienta a sermos leais às autoridades pois estas são constituídas por Deus.
Dentro desse cenário de dúvidas, o pastor Renato Vargens, escritor e líder da Igreja Cristã da Aliança, publicou um artigo no blog Púlpito Cristão falando sobre o assunto, e observou que exigir boa conduta dos políticos e cobrar investigações contra a corrupção é uma postura encorajada pela lei.
“O Brasil está passando por uma de suas mais severas crises. Corrupção, mal uso do dinheiro público, falência estatal, alta do dólar, economia desaquecida, volta da inflação e a aprovação de leis arbitrárias, tem nos trazido a sensação de que estamos mergulhados num mar de lama. Diante disto, uma enorme parcela da população tem demonstrado sua insatisfação com o governo Dilma Rousseff. Nessa perspectiva, juristas de renome tem falado do impeachment e de improbidade administrativa, além é claro, de milhões de cidadãos, que tem defendido a ideia de que mediante as vias legais, Dilma sofra um impeachment”, introduziu o pastor.
Sobre as argumentações de que pedir a destituição da presidente seria desobedecer a Bíblia, o pastor rebate: “Julgo que seja necessário, explicar à luz das Escrituras que defender o impeachment de um governante não significa de maneira alguma ou desrespeitar as Escrituras”, pontuou.
“[É] necessário que entendamos que as Escrituras ensinam que nossa obediência a Deus não é opcional. Na verdade, somos chamados a obedecer ao Senhor em tudo e em todas as coisas. Todavia, ao contrário disto, a nossa submissão às autoridades governamentais, devem ser constantemente avaliadas. Na verdade, o cristão necessita averiguar se as leis aplicadas e defendidas pelos governantes infringem os princípios bíblicos, induzindo assim o servo de Cristo a cometer atos contrários à inerrante Palavra de Deus. O reformador francês João Calvino afirmava que a desobediência civil ou a rebelião somente se justificam quando o Estado quer obrigar as pessoas a desobedeceram a Deus. Segundo as Escrituras, se isso efetivamente acontecer devemos recusar obedecer as leis contrárias a Palavra do Senhor permanecendo fiéis àquele que nos salvou (Atos 4. 19-21, 31; Daniel 3:14-23). Calvino também dizia que apesar do Estado ser fruto de uma ordem divina, ele não pode ocupar em hipótese alguma o lugar de Deus. O reformador também afirmava que apesar de Deus ter ordenado o governo, Ele continua sendo Senhor sobre a sua ordenação, e o governo continua sujeito a Ele”, explicou Renato Vargens.
De acordo com o pastor, outro fator que abre as portas para que um cristão considere ser favorável, ou não, a um processo de deposição legal de um presidente é a legislação atual em vigor no país.


Por fim, o pastor pondera que todas as manifestações devem ser no sentido de aplicar os meios legais à questão: “Ao defender o impeachment da presidente, o cidadão não comete nenhum tipo de desobediência civil. Antes pelo contrário, ele submete ao Congresso Nacional o desejo de grande parte da população, que investida de direito constitucional, clama aos seus congressistas que mediante votação justa e transparente, intervenha no governo de um presidente, destituindo-o do cargo, reconduzindo assim o país as vias da decência, moralidade e probidade administrativa”.

Nenhum comentário: