Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A vida de oração do Senhor


De madrugada, quando ainda estavaescuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficouorando. Marcos 1.35

Édifícil para nós imaginarmos o nível de exigência desse ministério triplo deJesus. Marcos nos dá o resumo de um dia comum em Cafarnaum. Já começou comensino, e Jesus deixou seus ouvintes impressionados com a autoridade com a qualfalava.

Notíciassobre ele se espalharam rapidamente por toda a região da Galiléia, de modo quemultidões vieram ao seu encontro para receberem o ensino e para serem curadas.

Naquelanoite, depois do entardecer, quando o tempo esfriou e ele esperava por umarefeição e algum descanso, “toda acidade se reuniu à porta da casa” (v. 33), e ele curou os enfermos.

Soafácil, mas, quando mais tarde, ele curou uma mulher que sofria de hemorragia,lemos que poder saiu dele. Ele deve ter se sentido esgotado. E ainda maisdesgastante foi o seu confronto com espíritos malignos. O reino de Deus haviachegado; o reino do demônio não bateria em retirada sem luta.
Pergunto-mea que horas Jesus foi se deitar naquela noite.

Tudoo que sabemos é que, depois de um dia intenso de ministério, ele precisava derepouso físico e espiritual. Muito cedo pela manhã, Jesus se levantou e foipara um lugar solitário para orar.

Lucasfoi o evangelista que demonstrou um interesse maior nesse aspecto docomportamento de Jesus. Ele menciona dez ocasiões em que Jesus orou, muitas dasquais não aparecem nos outros Evangelhos.

Jesuscertamente conhecia os versículos do Antigo Testamento como Isaías 40.31: “Aqueles que esperam no Senhor renovam assuas forças”. E buscou essa renovação de energia na oração.

Nóssabemos também quão íntima era a sua relação com seu Pai, tendo em vista o usoque fez da forma de tratamento diminutiva aramaica, “Abba”.

Ofalecido professor Joachim Jeremias escreveu: “Em nenhum lugar na literaturadas orações do judaísmo antigo... essa invocação de Deus como Abba éencontrada... Jesus, por outro lado, sempre a usou quando orava”.*

Assim,renovado e descansado por meio da oração, Jesus retornaria às pressões de seuministério intenso.

Éesse ritmo, entre a oração e o ministério, entre a renovação e o engajamento,que capacitou Jesus para resistir às pressões de seu ministério. E se elenecessitou disso, quanto mais nós necessitamos!

Leiturarecomendada: Marcos 1.21-39

* JEREMIAS,Joachim. The Central Message of the New Testament. Londres: SCM, 1965, p. 16-17, 19-21, 30.

Retiradode A Bíblia Toda, O Ano Todo (Editora Ultimato, 2007)

Nenhum comentário: