Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A TRISTEZA





A TRISTEZA

Se perguntarmos para uma pessoa se ela está triste, via de regra, a resposta será: “Não”, pois no fundo cada um de nós tem certa aversão em “abrir” sentimentos íntimos para os outros.
Caso a pergunta seja formulada de outra maneira, ou seja: “Você está satisfeito com a sua vida?”, certamente a reação será bem diferente.
Em um átimo, surgirão considerações sobre o trabalho, salário pequeno, saúde frágil, divergências familiares,"o afastamento da casa do Senhor(porque a liderança da igreja e o pastor)forçaram um ser humano a sair e ser desligado do roll de membros,imagine uma covardia desse tipo uma pessoa está congregando durante anos,e de repente entra um pastor novo,querendo "mostrar serviço"e pronto!Você está sendo desviado pela igreja de Cristo,seus irmãos nada fazem por você,então vem a tristeza,e em seguida a depressão,você tem que chegar ao cúmulo de fazer tratamento psiquiatrico,você tem que passar a viver à base de remédios controlados,calmantes,soniferos,anti depressivos,e tudo isso,sem acompanhamento da sua ex igreja,o pastor larga sua vida prá lá,o diretor de evangelismo não te visita e os dias vão passando,e os meses também e...nada,oitos meses já de desligamento e nenhum irmão em Cristo(?)te visita ou demosnstra preocupação com a sua vida,e você fica então abandonado,largado nas mãos do diabo,é infelizmente tem pastor fazendo pessoas sofrerem e as adoecendo e as deixando para lá como se fossem lixo,mas eu sou um ser humano,eu tenho uma família,esposa e filhas que frequentam essa mesma igreja e ahÍ?O que pensar desse tipo de cristianismo sem amor e sem clamor por sua alma? contas a pagar, cansaço, tédio, e por aí afora.
Isso nos permite concluir que, de um modo ou de outro, a maioria das pessoas vive envolvida por uma tristeza crônica, razão pela qual buscam “diversões mil”, “passatempos”, “falatório excessivo e fora de hora”, “sobrecarga de aflições e emoções sobre os ombros alheios”, como se fosse possível sair de sua realidade e conviver com a fantasia permanentemente.
É assim que o apelo de Jesus, que pode parecer muito direcionado às pessoas pobres e sofredoras, se aplica praticamente a qualquer um de nós:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
“Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendeu de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas.”
“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11:28-30).



Este texto nos revela várias coisas importantes:
I - Deus, por meio de seu Filho Jesus, está interessado em nós, principalmente quando não estamos bem, ou, em outras palavras, “tristes”.
II – Embora não seja adequado nem útil colocar nossos problemas sobre outras pessoas, o Mestre convida a todos para que os lancem sobre Ele.
III - O conceito de “jugo” indica a capacidade de “dividir” uma carga com outro, no caso com Jesus, cujo poder extraordinário torna tal parceria totalmente favorável a nós.
A possibilidade de aprender de Cristo, e assim ter descanso para nossa alma, retirando dela o peso da tristeza, é absolutamente real, de tal modo que duas considerações são feitas, posteriormente ao convite de Jesus, por seu apóstolos:
A – “Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura (tristeza profunda), brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (A tristeza é um “vírus” contagioso). (Hb 12:15).
B – Regozijai-vos (tenham grande alegria) sempre (I Ts 5:16).

Nenhum comentário: