Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CERNE oferece tratamento e orientação social a dependentes químicos


CERNE: ONG oferece tratamento a dependentes químicos e orientação para recuperação social e familiar
O Centro Educacional de Restauração Nova Esperança (CERNE) é uma organização não-governamental com parcerias estabelecidas com o poder público e igrejas evangélicas na busca pela reabilitação de dependentes químicos.
O foco da instituição é a oferta de tratamento a homens adultos em situação de dependência química, buscando a reintegração social e familiar destes indivíduos, além das campanhas de prevenção ao uso de entorpecentes.
Os projetos do CERNE atendem pessoas de baixa renda, que não possuem condições de custear tratamentos como os oferecidos pela ONG.
Conversamos com o pastor Ivanei Santos, responsável pelo CERNE, para saber mais sobre o trabalho desenvolvido e conhecer as necessidades e formas de contribuição com o trabalho. Confira abaixo:
Quais as áreas de atuação e público alvo do projeto?
A Instituição visa atender homens adultos, com intuito de oferecer tratamento a dependentes químicos, promover a reintegração sócio-familiar e atuar na prevenção primária.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, como surgiu, quem idealizou?
O Centro Educacional de Restauração Nova Esperança, também designado pela sigla CERNE, foi criado em 02 de Julho de 2009; é uma instituição não governamental, pessoa jurídica, de direito privado, de caráter assistencial, sem fins econômicos. Vendo o grande aumento da criminalidade em nossa região devido ao tráfico e uso de drogas, pedimos então para Deus como poderíamos fazer para mudar ou ao menos minimizar essa situação, então nasceu do coração da igreja criar essa entidade para trabalhar na recuperação e prevenção das drogas.
Quais os parceiros que o projeto possui?
Prefeitura de Colorado, PR, Mesa Brasil e as ofertas da Igreja Batista Ebenézer.
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
Poderíamos contar inúmeros testemunhos, pois desde homossexuais drogados que hoje tem trabalhado como missionário, até pais de famílias que estava a ponto de perder toda a familia, e hoje tem experimentado o melhor de Deus junto com os familiares.
Poderia informar os seguintes? Contatos de email, telefone, site e endereço.
Os contatos são através do e-mail ivaneidyk@hotmail.com, do telefone (44) 9841-0979 ou do sitecerneebenezer.com.br. O endereço é Rodovia PR 463 – Sítio São Sebastião, KM 5.
Quais as formas de contribuição e necessidades do projeto?
Buscamos parceria com projetos e institutos e igrejas que possam nos ajudar nessa árdua missão, pois a grande maioria desses dependentes não possui condições financeiras para custear um tratamento eficaz. Temos que reformar e ampliar parte da entidade e necessitamos urgente de apoio financeiro.Oramos para que pessoas com essa visão missionária possa nos enviar seu apoio. Será que a AVEC poderia fazer uma parceria conosco?
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” (I Coríntios 1:27-28) Estamos vivendo dias muito difíceis, em que a família tem se desfeito e onde o respeito a esta instituição divina tem sido ridicularizada. Gerando assim inúmeros conflitos e situações não pouco desastrosas. O dependente químico é fruto desta quebra de “aliança”, de uma sociedade que não vê a família como algo a ser respeitado e valorizado. Consequentemente temos pessoas cada vez mais descontroladas emocionalmente e sem perspectivas reais de vida. Desta forma, o CERNE (Centro Educacional de Restauração Nova Esperança), tem uma grande responsabilidade, não somente de oferecer tratamento ao dependente químico, mas de reintegrá-lo à vida social e familiar como uma pessoa estruturada. Alcançando assim, o nosso objetivo, que é mostrar a sociedade que Jesus Cristo é o único capaz de mudar a história e o curso da vida do ser humano. Transformando um dependente químico numa pessoa respeitada e confiável, restaurando a autoestima, o respeito próprio, e fazendo dele uma pessoa de valor, capaz de reconstruir sua família.
O nosso conselho para aqueles que se encontram nesta situação é que ainda existe tempo para recomeçar. A Bíblia diz em Eclesiastes capítulo 3 que há tempo para todas as coisas, e enquanto houver fôlego de vida há esperança. Para as famílias que estão enfrentando este problema dentro do seu lar, o nosso conselho é que haja união e um esforço mútuo para ajudar um ao outro. O que hoje parece um pesadelo, amanhã pode ser um sonho real. O que hoje é símbolo de vergonha, amanhã pode ser motivo de honra.
Abaixo, confira fotos da sede do CERNE:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.
Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.
Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.

Nenhum comentário: