Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 14 de abril de 2013

FAZENDO A DIFERENÇA



“Então vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” Malaquias 3.18


INTRODUÇÃO
- Fazer a diferença não é algo muito fácil, isso em todos os aspectos, principalmente com relação à vida cristã, mas é importante ressaltar que fomos escolhidos para uma finalidade especifica.
- Neste breve comentário discorreremos sobre o versículo base, ou seja, o julgamento divino entre os fiéis e infiéis, sobretudo a separação do trigo e do joio (Mt 13.24-30).

Sobreposto à vida diária do cristão significa fazer a diferença, no caráter, postura, espiritualidade, vestimentas entre outros.

I. Caráter, moral e espiritual

1. Moral

- Na formação do caráter humano envolvem um conjunto de fenômenos ainda não descobertos pela ciência, e uma das questões é: Porque as pessoas são como são?
- E sobre esta tese a filosofia, a sociologia, a genética e a teologia procuram entender como funciona essa formação.
- Deus através do seu Espírito se encarrega sobre a transformação espiritual, mas cada um deve se aprimorar.
- As mensagens de Paulo foram significativas sobre esse argumento (2 Co 3.18; Gl 5.22,23) com a ação do Espírito de Deus e da sua palavra em nós, podemos viver uma vida moralmente aprovada e fazer a diferença nesse mundo de corrupção. A ética e a moral são imprescindíveis.

2. Espiritual

- Na concepção do caráter espiritual, necessitamos procurar meios para desenvolvê-lo através das Escrituras Sagradas e na boa literatura religiosa, a meditação, que consiste em sintonizar o espírito com Deus, o amor também é a prova e a essência da espiritualidade (I Jo 4:7).
- Cada vez que alguém faz o que é bom e gentil para com outrem, impelido pelo verdadeiro motivo do amor, esse alguém aprimora a sua qualidade espiritual, em sua própria alma.
- Cada um de nós deveria ter um ideal para seguir, uma missão para realizar, uma tarefa a cumprir com todas as nossas forças, com todo zelo do nosso espírito. Isso serve de poderoso edificador do caráter.
- Todos esses meios desenvolvem em nós o caráter e a espiritualidade, e é com essa finalidade que vivemos neste mundo.

II. Aspectos que fazem a diferença na vida do cristão

1. Ética

- A ética é uma necessidade da sociedade e um dos requisitos do cristão, pois o alvo dela é a conduta ideal do homem.
- A ética cristã baseia-se no pressuposto que os princípios morais alicerçam-se sobre padrões imutáveis, estabelecidos por Deus que não se alteram em face de situações ou de indivíduos.
- Em outras palavras, o certo sempre será certo, por ser um princípio fixo. Isso significa que há um poder mais alto, e que é Deus quem estabelece as regras.
- O cristão deve ser ético, ou seja, porta-se como um indivíduo (At 20:18-21). Aceitável em todos os ambientes não apenas dentro da igreja.

2. Decência

- Decência e seus sinônimos indicam a forma como a pessoa deve se comportar, principalmente aqueles que conhecem os princípios constituídos por Deus, o apóstolo Paulo em sua carta aos romanos diz que não devemos nos conformar com este mundo (Rm 12.2; I Pe 1.14; I Jo 2.15)
A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem. GOETHE.

3. Costume

- Toda instituição estabelece preceitos, o costume é uma questão, meramente humana, mas quando se refere a parte religiosa, embora possa estar escudado nas leis naturais e nos impulsos da consciência, devem estar em harmonia com a vontade de Deus.
- Para fazermos a diferença mediante ao mundo, os nossos costumes devem estar abalizados na palavra de Deus.
- Fazer a diferença não é seguir simplesmente costumes ou doutrinas, mas viver a prática das boas obras e estar em comunhão com Deus (Ef 2:10; Mt 5:16; 1Tm 6:18; Tt 2:7).

4. Vestimentas.

- As vestimentas são essenciais para indicar ou dar boa impressão, ela está intrinsecamente ligada à postura, porte e decência, as vestimentas mostram a diferença entre pessoas comprometidas com a compostura.
- Existem indivíduos que não conhecem essa diferença, principalmente certos cristãos, mas é importante saber que o modo de você se vestir pode interferir em alguma realização na sua vida.
- A igreja é o lugar onde se reverencia ao Criador, por isso devemos estarvestidos coerentemente para que possamos fazer a diferença.
- (I Tm 2:9) Aparentemente, algumas mulheres cristãs estavam tentando conquistar respeito procurando parecer bonitas, em vez de se adequarem ao caráter de Cristo.(Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal)

CONCLUSÃO

- A ausência desses princípios encontra-se em todos os lugares, até mesmo nos lugares sagrados onde se cultua e adora ao criador, os falatórios vãos e a irreverência a palavra de Deus tem sido prática muito comum em nossos dias, às vezes os líderes não querem corrigir para não perder membros, deixando de aplicar a disciplina conforme a palavra (Ec 5.1-7).

- Amados, devemos estar com a nossa vida abalizada nas escrituras sagrada, para sermos diferentes no nosso modo de agir e proceder, visto que vivemos em um mundo pecaminoso, e quando fazemos a diferença, o nome do Senhor é glorificado em nós. 

Nenhum comentário: