Papel de parede volta de Jesus
"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARA".
SALMOS 37.5

domingo, 23 de dezembro de 2012

SATANALOGIA - A DOUTRINA DE SATANÁS

AMADOS DO SENHOR ESTAREI FINALIZANDO HOJE O ESTUDO SOBRE SATANALOGIA,ESPERO QUE TODOS TENHAM TIDO BOM APROVEITAMENTO E PRINCIPALMENTE DISCERNIDO SOBRE ESSA DOUTRINA MALIGNA.

VOU POSTAR ENTÃO AS DUAS ÚLTIMAS PARTES A VII E A VIII.


VII - A ATUAÇÃO DE SATANÁS
A.    Em relação à obra redentora de Cristo
  • Predição de conflito - (Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar).
  • Na tentação de Cristo - (Mateus 4:1 ao 11 - Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador chegou-se a Ele e disse: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram).
  • Satanás usou várias pessoas para tentar boicotar a obra de Cristo - (Mateus 2:16 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és o menor entre os governantes de Judá; pois de ti sairá um guia que apascentará o meu povo, Israel).(João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).( Mateus 16:23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim as que são dos homens). 
  • Ele possuiu o corpo de Judas para a traição - (João 13:27 - Assim que Judas tomou o pão, entrou nele Satanás. Disse-lhe Jesus: O que estás prestes a fazer, faze-o depressa).
B.    Em relação às nações
  • Ele agora as engana - (Apocalipse 20:3 - Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações, até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que seja solto, por um pouco de tempo).
  • Ele as reunirá para a batalha de armagedom - (Apocalipse 16:13 e 14 - Então vi três espíritos imundos, semelhantes a rãs, saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta. São espíritos de demônios, que operam sinais, e vão ao encontro dos reis de todo o mundo, a fim de congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso). 
C.    Em relação aos descrentes
  • Ele cega seus entendimentos - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus).
  • Ele arrebata a palavra de seus corações - (Lucas 8:12 - Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo).
  • Ele usa homens para se opor à obra de Deus - (Apocalipse 2:13 - Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita). 
D.    Em relação ao Crente
  • Ele o tenta a mentir - (Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?).
  • Ele acusa e difama o crente - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força,  e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite).
  • Ele dificulta o seu trabalho - (1 Tessalonicenses 2:18 - Por isto quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu).
  • Ele se vale de demônios para tentar derrotá-lo - (Efésios 6:11 e 12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes).
  • Ele tenta à imoralidade - (1 Coríntios 7:5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão  por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à vossa oração. Depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência).
  • Ele semeia o joio entre os crentes - (Mateus 13:38 e 39 - O campo é o mundo, e a boa semente sãos os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeou é o diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos).
  • Ele incita perseguições contra os crentes - (Apocalipse 2:10 - Não temas as coisas que estás para sofrer. Escutai: o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida).
VIII - A DEFESA DO CRENTE CONTRA SATANÁS
  • A atual obra intercessora de Cristo - (João 17:15 - Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal).
  • O plano de Deus pode incluir usar Satanás para propósitos benéficos na vida do crente - (2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar).
  • O crente nunca deve falar de Satanás com desprezo - (Judas 8 e 9 - Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda a autoridade, e blasfemam das dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda).
  • O crente deve estar sempre vigilante - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar).
  • O crente deve resistir a Satanás - (Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós).
  • O crente deve usar sua armadura -(Efésios 6:11 ao 18 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus; para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos).

Nenhum comentário: